Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Aposentaria de Cousy

Apesar de terem conquistado quatro campeonatos da NBA, em março de 1963, às vésperas dos playoffs, um artigo na revista Sports Illustrated proclamou: “O Boston Celtics é uma equipa velha. São todos jogadores cansados, com sangue em suas veias entupidas de gordura.”

Bob Cousy, grande craque do Celtics, com 34 anos e, embora ágil o suficiente para ser o terceiro jogador da NBA em assistências, via KC Jones já estava sendo preparado para assumir seu lugar. Cousy chegou nas finais da NBA contra Jerry West, Elgin Baylor e o Los Angeles Lakers e encarou isso como um desafio pessoal.

“As pessoas não sabem o que estão falando quando dizem que os mais velhos são os que menos percebem a tensão do jogo”, disse ele. “Cada dia você tem que se provar mais e mais.”

O Celtics venceu os dois primeiros jogos da série no Boston Garden, jogando os próximos dois jogos em Los Angeles. Perdeu o primeiro, mas venceu o segundo, tendo, em seguida, a chance de encerrar a série em casa. Foi quando Cousy machucou-se e o Lakers conquistaram a vitória por 126-119 no jogo 5 . O Celtics estava sentindo a sua idade?

A série voltou para Los Angeles, e o Boston, pulou na frente com uma diferença de nove pontos no quarto periodo. Mas Cousy tropeçou e torceu o tornozelo esquerdo, indo para o banco e assim, fazendo com que o Lakers fosse tirando a diferença ponto-a-ponto. Mas Cousy voltou, com cinco minutos finais e conseguiu colocar o Boston de volta aos trilhos. Com um roubo e uma cesta realizado por Tom Heinsohn a diferença foi quatro pontos a dois minutos do fim.

Então, Cousy fez juz ao seu apelido. The Houdini of the Hardwood segurou a bola como um mágico e trabalhou o relógio como um mestre, deixando frustrados Lakers na busca inútil até que eles foram forçados a fazer faltas. Finalmente, ele driblou o que seria o segundo final de sua carreira, jogando a bola para o alto com a campainha soando a vitória dos Celtics por 112-109 e o quinto campeonato seguido.

http://www.youtube.com/watch?v=fIWLgEsHMJw

Fonte: NBA History

Author avatar
Redação Celtics Brasil

12 comentários

  1. raphael

    Nossa q massa, eu sou torcedor do boston desses tempos mais recentes, mais e muito bom relembrar a historia do time, e Bob Cousy era um genio, acho q o rondo se inspiro nele, show de assistencias, paraaaa so assistencia show, aquele 0.47 meuuu deuss, 1.25 q issooo, cara to arrepiado aki, muito bom continue postando essa grande historia do celtics

  2. raphael

    caracaa chorei junto delee, rs….

  3. Lucas Boell Duarte

    Jogou demais, belas assistencias e um controle de bola invejável. A camisa dele foi aposentada?

  4. MARTIN GARCIA

    Rondo que me perdoe,mais vai precisar de mais quatro titulos da NBA pra chegar aos pés de Bob the houdini Cousy… Eterno no teto do TD

  5. Flávio Di Donato Catandi

    Caro Lucas,

    O número que Bob Cousy usou no Boston Celtics (14) foi sim aposentado pela franquia.

  6. raphael

    claro nao quiz dizer q o rondo e igual ao cousy, ainda precisa de muito pra chegar nos pes dele, mais eu achei o jogo deles parecido ate

  7. phabio passos

    que legal este video que dupla tinhamos Bob Cousy e Bill Rusell que celtics , a para outros times ter inveja e torcedores de outros tem idolos como nosso temos…..isso nao e um time e uma academica de jogar basquete…

  8. RFORNER

    parabens pela materia guilherme ..

    espeacular ….

    muito emocionante ….

  9. Dn_Showtime

    Sinceramente o basquete dele era muito0 bom claramente que cada jogador cria sua historia mas visivelmente Bob Cousy Arremessava de qualquer posição diferente do Rondo !!
    AAh depois tem aqueles carinhas (Turkoglu Luol Deng e Gasol) que ainda querem questionar a historia do nosso clube !!

  10. LEonardo Moreira

    Isso q me fascina no Celtics, um time com historia e tradição, mesmo ter começado a torcer pelo time qnd era uma draga no final de 90 e começo de 2000

  11. José Roberto Oliveira dos Santos

    O rondo é sem dúvida o futuro dessa nova geração celta, mas tem que remar muito para ser comparado com Bob Cousy .

  12. Gustavo Miglioretti

    Excelente artigo, Guilherme! muito bom

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.