Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Danny Ainge e o histórico de escolhas de Draft (Primeira Rodada de 2003 a 2015)

Loja de camisas da NBA

Chegamos ao fim da temporada regular, e o Celtics mais uma vez está classificado para os playoffs. Só que os olhos dos torcedores celtas estão voltados também para o futuro, em especial nesta temporada, quando a equipe dispõe de oito escolhas de draft.

A partir daí, surge uma questão que tem gerado alguma polêmica nas redes sociais: Será Danny Ainge um bom recrutador?

Para responder a essa questão, resolvemos fazer uma análise de todas as escolhas de primeira rodada do Celtics entre 2003 a 2015, período esse em que o Ainge exerce a função de executivo do Celtics.

Seguem abaixo as escolhas realizadas por Ainge e a posição no Draft no ano mencionado:

2003

#27 – Kendrick Perkins

2004

#15 – Al Jeferson
#24 – Delonte West
#25 – Tony Allen

2005

#18 – Gerald Green

2006

#21 – Rajon Rondo

2007

#5 – Jeff Green (Escolha negociada)

2008

#30 – J.R. Giddens

2009

#28 – Wayne Wellington (Escolha negociada)

2010

#19 – Avery Bradley

2011

#27 – JaJuan Johnson

2012

#21 – Jared Sullinger
#22 – Fab Melo

2013

#23 – Kelly Olynyk

2014

#6 – Marcus Smart
#17 – James Young

2015

#16 – Terry Rozier
#28 – RJ Hunter

Observem que tivemos, de 2003 a 2015, um total de 18 escolhas de primeira rodada. Destas 18 escolhas, por uma questão de justiça, iremos excluir Rozier e Hunter, que ainda não podem ser julgados, pois são calouros e tiveram pouco tempo para mostrar seu talento. Desta forma, vamos analisar as 16 escolhas restantes.

 

Os erros

Das 16 escolhas feitas por Ainge desde 2003, podemos dizer que quatro foram erros (25%), ou seja, de todos os jogadores draftados na primeira rodada, quatro não conseguiram fazer carreira na NBA.

2008

#30 – JR Giddens

2011

#27 – JaJuan Johnson

2012

#22 – Fab Melo

2014

#17 – James Young

 

Os jogadores de rotação

Das 16 escolhas feitas por Ainge desde 2003, podemos dizer que seis deles tornaram-se jogadores de rotação (37,5%), ou seja, de todos os jogadores draftados em primeira rodada, seis deles conseguiram fazer carreira na NBA, mas como jogadores de rotação, sem grande impacto na equipe.

2004

#24 – Delonte West

2005

#18 – Gerald Green

2007

#5 – Jeff Green (Escolha negociada)

2009

#28 – Wayne Wellington (Escolha negociada)

2012

#21 – Jared Sullinger

2013

#13 – Kelly Olynyk

 

Os jogadores de impacto

Das 16 escolhas feitas por Ainge desde 2003, podemos dizer que quatro tornaram-se jogadores de impacto (25%), ou seja, de todos os jogadores draftados em primeira rodada, quatro conseguiram fazer carreira na NBA, tendo forte impacto na equipe, em especial na defesa, incluindo nesta lista Marcus Smart, que apesar do pouco tempo na Liga, já possui o melhor plus/minus da equipe.

2003

#27 – Kendrick Perkins

2004

#25 – Tony Allen

2010

#19 – Avery Bradley

2014

#6 – Marcus Smart

 

Os All-Stars

Das 16 escolhas feitas por Ainge desde 2003, podemos dizer, com certeza, que dois tornaram-se jogadores All-Star (12,5%), ou seja, de todos os jogadores draftados em primeira rodada, dois conseguiram fazer carreira na NBA, tornando-se estrelas, diferenciados em diversos aspectos e fundamentais para a equipe.

2004

#15 – Al Jeferson

2006

#21 – Rajon Rondo

 

Fazendo uma análise sobre o que foi mencionado anteriormente, observamos que Danny Ainge, de 2003 até os dias atuais, em 80% dos casos, teve escolhas acima da posição 15 do draft, e ainda assim, conseguiu um êxito de 75% nessas escolhas. Ou seja, mesmo sendo obrigado a escolher dentro de uma faixa que costuma não oferecer muito talento, ele encontrou dois All-Star’s, quatro jogadores de forte impacto defensivo e seis jogadores úteis para a rotação.

É normal alguns comentários em relação aos jogadores não draftados, disponíveis no momento da escolha do Celtics. Porém, isso acontece em todos os drafts, com várias franquias, em especial nas escolhas acima do top-15, onde existem várias dúvidas sobre o real talento dos atletas. Um exemplo disso é Isaiah Thomas. A 60ª escolha de seu draft, passado por todas as franquias da NBA devido ao seu tamanho, hoje é um All-Star.

Sendo assim, concluímos que Danny Ainge é um recrutador de bom nível. E, embora não seja sua especialidade, existem bons indicativos estatísticos para o torcedor Celta confiar em seu trabalho selecionando os jovens no Draft.

19 comentários

  • Bela análise e interpretação! Também confio muito no trabalho do Ainge e tenho a certeza que a próxima temporada teremos um time ainda mais competitivo e forte. Seja pelo draft ou por trade.
    Tenho a impressão que KD, AD ou DMC, um destes três vestirá a camisa do nosso Celtics na próxima temporada e será nosso Franchise Player!

  • Ainda acho q se a pick não for top2, o Ainge fará trade.
    Pra mim seria Simmons na cabeça, e vcs?

  • Eu voto no Brandon Ingram (projeto de KD) esse mlq é fera e na minha opinião já tá pronto, mas só no caso do original não vir.

  • O Ainge é muito bom sim,mas mudando um pouco de assunto,kkkkk.

    O que acham dos premios da temporada regular? Estou confiante que o Celtics pode faturar 2 premios esse ano.Acredito que Stevens leva o premio de melhor tecnico e evan turner leva o de sexto homem, concordam?

    1. Pelo recorde o COY vai para o Kerr, mas DPOY pode ir para o Bradley e SMOY para Turner sim. Agora sobre as picks, acho o Ainge bom em escolher jogadores e meu sonho seria Ingram( Mesmo se o KD vier, pq assim Ingram tera o melhor mentor possivel) e Sabonis que fez uma otima temporada e engoliu o Poetl no March Madness e por fim trocar pelo menos as 3 ultimas escolhas de segundo round pelo PP34 de volta, parecido com que os Wolves fizeram com KG, so pra ele da umas broncas no Ingram e passar o Celtic Pride para o menino, alem de se aposentar em casa e quem sabe com o titulo

      1. Concordo, melhor técnico com certeza vai para o Kerr. E mesmo achando o Stevens melhor, eu acho uma escolha justíssima! Melhor campanha da história da NBA, não tem nem o que falar.

    2. Melhor Técnico vai pro Kerr sem dúvida, sua equipe bateu um recorde que parecia impossível. Sexto Homem daria para o Schroeder do Hawks.

  • Olá colegas,
    primeiramente queria parabenizar pela matéria, muito boa!!
    Jackson eu acho que se um desses 3 vierem por incrível que pareça seria o KD, o AD seria necessário um investimento muito grande que não acho que o Ainge faria num cara voltando de contusão fora a dificuldade dos Pelicans aceitar negociar, quanto ao DMC acho mais dificil ainda além de já ter visto entrevista de gente do Boston que não querem ele pra não acabar com o vestiário o George Karl foi mandado embora então não vai rolar. quanto ao Draft eu acho que depende da FA, em vindo o KD tem que tentar o Simmons ele joga na quatro então seria um rodízio foda, KD Jae e Simmons nas posições 3 e 4, em não vindo o KD eu iria no Igram

    1. Acho Que algum All Star vai querer vir pra cá , o Butler e o mais provável, Durant e o Sonho, Cousins e Davis so por uma proposta excelente, inclusive Davia e o meu sonho de torcedor, o mais próximo do Garnett em termos de talento. Muita gente vai procurar o Ainge para ficar com nossa escolha, se for 1 ou 2 vão ter que pegar senha para atendimento rs. Meu jogador predileto no draft e o Ingram.

  • essas abreviaçoes só com a primeira letra, fazem o cara pensar demais kkkkk escrevam inteiro po

  • Boa Renato,

    O fera é que algumas posições ranking que influenciam as estatísticas finais porque a amostra é pequena…
    O Smart ainda é cedo para catalogar como impacto e o Perkins é, no máximo, rotação.
    Um jeito alternativo de ver as coisas é levar em conta o que ele deixou de escolher para criar o ranking.
    O KO, por exemplo, está como rotação, mas muito material melhor que ele foi escolhido depois.
    O resto é por aí mesmo.

    O Ainge é médio drafter.
    Ótimo trader, GM e negociador de salário, mas drafter é só médio.

    Acredito fortemente que o técnico pode influenciar nas escolhas e o peso da opinião do Brad vale mais em Boston a cada temporada que termina.
    E por mérito próprio.
    Como ex-coach universitário, acho que podemos acertar a mão em breve…

    []s verdes

    1. Marcos, Não vejo o Ainge como mediano, no meu entender ele é bom, mas não é espetacular. Perkins foi um center defensivo de elite e Smart já e um PG defensivo de elite. Tende a acertar ainda mais com a ajuda do Stevens.

    2. Acho complicado chamar como ERRO, caras que não deram certo, mas que foram draftados em pick 30 e 27 que são o caso do Giddens e do Jajuan.

      Ali no fim é só raspa do tacho né. Chance de caras que saem ali terem uma carreira na NBA deve ser de 5% e olhe lá …rs

  • Grande texto, Renato, e saiu a ordem dos desempates:
    “With tie-breakers completed, the Boston Celtics have Brooklyn’s lottery pick (third best odds at No. 1) plus selections Nos. 16, 23, 31, 35, 45, 51, 58”
    espn – Chris Forsberg

    Sobre o draft do Ainge, eu acho que ele precisa aproveitar essa janela cheia de picks, escolher jogadores estrangeiros e deixa-los no exterior por 2 ou 3 anos para desenvolve-los.

    Da lista que já vi que devem entrar tem esses três:
    Timothe Luwawu
    Ante Zizic
    Rade Zagorac

    Devem existir outros nomes..

  • Boa materia. Mas descordo do criterio de avaliar jogadores de 2012 para cá, com a exeção do Fab Melo. Eles ainda estão todos Celtics são novos e podem vir tocar de “categoria” ao longo da carriera.

    Essa off será a mias importante desdo trade Pirce Garnet, serão muitas escolhas de draft, muitas escolhas para o elenco, muitas propostas de trade….. Veremos

  • Interessante deste draft é que entre as 10 primeiras picks acredito que todos tenham potencial para serem grandes. Temos Simmons, Brown, Labissiere, Bender, Ingram, Poelt, Sabonis e mais uma série de jogadores interessantes.
    Estou ansioso para ver o que sairá desta geração.

  • AInge é ótimo em Draft tmb, ao meu ver.
    Tem nego que sempre quer comparar ele com GM de Thunder, Wolves e tal…mas po..pera-lá. Esses times tiveram uma pancada de picks baixas por anos para montar suas equipes, AInge não.

    Daí vem alguém e fala do GM do SPurs.
    Ok, o GM do Spurs é melhor, e daí ?
    Isso faz com que o Ainge não seja bom? rs

    Claro que não!
    Ainge é muito bom de draft sim. É acima da média e já cansou de garimpar gente boa com picks porcarias.

    PS: todo mundo fala que o AInge é bom em trade s e tal…pra mim a melhor coisa do Ainge é a arte de dar manta nos jogadores na hora de assinar ou renovar. hahahahah

    VARIAS PECHINCHAS !!!!!!!!!!!!!!

Comments are closed.