Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Dirigentes celtas negam saída de Rondo mesmo com aquisição de Smart

Quando o nome de Marcus Smart foi anunciado pelo Comissário da NBA, Adam Silver, como a 6ª escolha do draft 2014, feita pelo Boston Celtics, todos os torcedores do Boston Celtics fizeram-se a mesma pergunta: “Qual o futuro de Rajon Rondo?”. Pois bem, grande parte da imprensa norte-americana fez-se esta mesma questão e foi atrás das informações oficiais oriundas do clube.

O presidente de operações de basquete, Danny Ainge, tratou de por um ponto final no boato da saída de Rondo, indicando, na quinta à noite, que negociações envolvendo Rondo não estão nos planos do clube. Quando perguntado se o Boston Celtics continuaria com o seu grande astro no elenco, Ainge respondeu simplesmente com um “Sim”. À medida que fora perguntado sobre o jogador recém adquirido no draft, Marcus Smart, Ainge disse que enxerga Rondo, Bradley e Smart jogando juntos durante a temporada.

“(Marcus Smart é) um jogador muito versátil. Estes caras podem jogar juntos facilmente. Eu penso que eles realmente prosperarão jogando juntos, todos eles.”, disse Ainge quando perguntado sobre os 3 jogadores supracitados.

O co-proprietário do Celtics, Wyc Grousbeck, endossou o discurso previamente realizado por Ainge: “Não há tópico de conversação esta noite”, respondeu Grousbeck quando perguntado sobre como Smart se encaixaria em um elenco que já possui Rondo e Bradley. “Nós temos confiança que Brad (Stevens) pode gerenciar o elenco. Nós também temos confiança que com uma escolha entre as 6 melhores, deve-se selecionar o melhor talento disponível, ao invés de preencher o elenco. Esta é uma estratégia quando você está reconstruindo um time, você pega o melhor atleta disponível e deixa-o dar certo. Nós adquirimos um armador all-star e não há questionamento aqui.”, completou Grousbeck.

Mais tarde, Grousbeck ainda acrescentou o seguinte: “Eu não acho que haja nenhum impacto em Rajon (Rondo) de qualquer modo.”

O técnico principal do Celtics, Brad Stevens, também opinou sobre o assunto, dizendo o seguinte: “Eu não acho que haja alguma dúvida. Eles podem jogar juntos (Smart e Rondo). Eu acho que será ótimo para Marcus (Smart) ter um cara como Rondo para observar e aprender. Nem todos caras tem essa oportunidade, especialmente tão cedo no draft quanto isto.” Stevens continuou: “Marcus é um outro cara que eu estava entusiasmado que estivesse aqui na 6ª escolha porque ele está fisicamente pronto para jogar e ele compete à todo minuto de todo dia. Ele não fará nada além de ajudar seu time, independente de qual posição ele estará jogando. Eu espero que ele jogue tanto sem a bola quanto com a bola, mas ele é um cara jovem. Ele jogará com um cara aqui (Rondo) que esteve na liga por um bom tempo e pode ajudá-lo, ensinando-o. Eu acho que isso será ótimo para ambos.”

Stevens também acrescentou que o time ainda não havia falado com Rondo sobre a seleção de Smart, mas que Rondo assistiu os treinos de Smart com a comissão técnica de Boston.

“Eu não falei para ele (Rondo) (sobre Smart). Nós falamos sobre ele no outro dia quando estávamos assistindo o treinamento juntos. Nós estávamos mais filmando os treinos do que avaliando os jogadores. Eu acho que Rondo pode jogar com muitas pessoas diferentes. Se você pode encontrar caras que são duros e defensores versáteis, nós pensamos que Marcus é um arremessador melhor do que arremessa atualmente e ele dá a habilidade de defender 3 posições. Ele te dá muita versatilidade no perímetro.”, completou Stevens.

Author avatar
Fábio Malet
Gaúcho de Porto Alegre, bacharel em Ciência da Computação e engenheiro de softwares sênior. Apaixonado por esportes, tem o jornalismo como um hobby e pretende, futuramente, fazer pós-graduação na área. Acompanha NBA desde o começo de 2007 e, pé-quente, viu seu Boston Celtics ser campeão na primeira temporada inteira a que assistiu. Torce também para Grêmio, Tottenham Hotspur, Boston Red Sox e Green Bay Packers.

24 comentários

  1. Jota, do Jotaplays!

    Complicado. Já dei minha opinião em outros tópicos, mas acho que um dos dois terá trade. O que mais tem me feito essa ideia pelo menos hoje, é o fato de que nenhuma notícia ou imagem tem aparecido do Smart ou Young com a camisa, na cidade, ou qualquer tipo de coisa ligando-os ao Celtics. Não sei, tá me parecendo estranho isso.

    Mas eu gostaria muito que o Rondo e o Smart dessem certos juntos de titulares. E o Young com tempo reduzido na 3. Com um center decente contratado.

    É óbvio que ele nunca vai falar que alguém tá sendo tradeado assim, na mídia, para não melar a negociação. Mas alguém duvida que, no mínimo, o Bradley tá sendo tradeado? Ou o Green? Óbvio que sim. São dois bons ativos.

    Será muito bom se o Smart funcionar com o Rondo, mas à cada jogo que assisto, mix e melhores momentos eu tenho mais certeza que não vai dar liga. Smart sem a bola na mão vai embaralhar todo o jogo que ele evoluiu no seu último ano. Ele tá pronto pra ser PG de bola na mão.

    Pode ser que der certo nível Suns ano passado, com Dragic e Bledsoe, mas é difícil. Smart complementando a defesa e a explosão que falta no Rondo, e o Rondo complementando o passe-first e o basquete refinado e inteligente que falta ao Smart. Estou torcendo.

    Mas sinceramente não descarto o trade de nenhum dos dois. Nem preciso dizer que segurar o Rondo para “ensinar ao Smart” e perdê-lo no final do ano por não termos um time competitivo vai ser o ápice da burrice. Ou o time melhora agora ou optamos pelo rebuild total.

    • Fábio Malet

      Eu apenas reproduzi a notícia mas acabei não comentando. Eu acho que o Bradley não será renovado. Talvez seja usado em alguma trade, mas creio que não continue nos Celtics. Até porque as afirmações sobre o futuro do Bradley são extremamente vagas e incertas. Já sobre Rondo e Smart, me deu a impressão de discursos firmes de continuidade e parceria de ambos. Inclusive, interpreto que Stevens e Ainge estejam tratando Rondo não só como companheiro do Smart mas também como mentor dele. Enfim, por ora, tenho a impressão de que a parceria Rondo-Smart será vista na próxima temporada.

      • Jota, do Jotaplays!

        Eu concordo que pode acontecer, mas meu questionamento é se vai dar certo, justamente porque o Smart passou o último ano dele em Oklahoma jogando bem como FP. Dividir isso e jogar sem a bola não sei se dará certo (Espero que dê, diga-se de passagem). E acho até que se der certo, vai ser tranquilamente a nossa base por nos próximos 5 anos. Mas a pergunta que eu me faço é:

        Se o Rondo já tivesse sido tradeado pelo Monroe ou Asik/Gortat, por exemplo, teríamos pego o melhor PG da liga, e feito um trade excelente para uma boa base do time com Smart/Young/Sullinger/Monroe, por exemplo. Como temos o Rondo, é melhor apostar na transição dele para 2 e tentar arrumar alguma coisa menos valiosa com outros ativos? Ou, digo mais: é melhor mantê-lo como “mentor”, custe o que custar?

        É perigoso, justamente pelo contrário se encerrando do Rondo à vista no final da temporada, e não ganharemos nem uma bala juquinha se ele resolver sair. Agora é torcer para dar certo.

        Esse dia 1º que não chega…

        • Fábio Malet

          Muitos sites apontavam o Smart com muitas semelhanças com Wade. Wade é um SG pífio nos arremessos de longa distância, coisa que o Smart tem potencial pra ser melhor, Wade é grande defensor como Smart, Wade precisa muito da bola para infiltrar, mas consegue dividir bem o espaço com LeBron e Chalmers (os armadores do time xD). Enfim, toda escolha de draft é movida pela qualidade do jogador, mas principalmente seu potencial. Smart tem muito potencial e pode ser moldado para jogar de SG, por ser um combo-guard. Pode dar errado? Claro, é uma aposta. Mas acredito muito nessa escolha. O que nos resta é torcer.

          • Marcos

            No começo da carreira Wade não tinha nada de pífio do arremesso de longe e boas %s de 3 pts… Com a idade e marcação só em cima dele diminuiu…

            Para mim, se o Smart se tornar Wade com caráter celta, terá sido um grande draft para nós…

            E esse garoto Young can dunk!!!

            []s

          • Fábio Malet

            Cara, quando ele foi campeão e MVP das finais com o Heat em 2005-06 seu aproveitamento foi de 17,1% nas bolas de 3, que é um desempenho extrememante questionável. E isso que ele nem arremessa tanto. Wade é um infiltrador extremamente explosivo, e, na minha opinião, seu arremesso está abaixo da média para sua posição.

  2. Renato

    Continuamos em ótima posição para decidir nosso futuro.

    Se o Smart for o jogador que todos imaginam, acho que o Rondo será utilizado em futura trade.

    Algum tempo atrás o Bird deu uma declaração de que gostaria de ter o rondo como armador do Pacers, e logo depois saiu um rumor que Hilbert poderia ser a moeda de troca por Rondo + Pick.

    Então diria que se o Love vier através de Trade, talvez o Rondo possa ser trocado Hilbert e teríamos um quinteto inicial jovem e muito promissor.

    Smart – Young – Green – Love – Hilbert

    • Marcos

      Renato,

      O RH renovou com Indiana por um salário bem alto. Vc sabe os valores duração?
      Eu particularmente, gosto da troca: O Indiana precisa de um cara com QI e que saiba distribuir a bola (mt boa combo RR9 e PG). Eles tem um bckp-C no Mahimni e Bynum.

      Nós precisamos de um Center com enorme potencial (ainda que com cabeça de minhoca) como o RH.

      Além do que, sendo o Bird, facilitaria pelo menos começar a conversa…

      []s

    • Sandro

      Love quer um time para de cara disputar titulo.

      Celtics sem Rondo seria um tremendo risco dele vir e nao renovar por aqui…

      To na torcida é para o Rondo ficar e o Celtics surpreender, e somado a isso o Love continuar no Wolves, desespero de montar um time de playoffs para ele, e fracassarem novamente.

      Com isso o Rondo pode renovar por aqui vendo que o time tem futuro e o caminho para o Love acertar com os Celtics estaria aberto. Mas nesse caso teriamos um grande concorrente, acho ate que com mais chance de levar o Love, que seria o Lakers…

  3. Jairo_Celtic

    Se tem um pivô que não pode jogar em Boston é o Hilbert,pô o cara é um dos mais altos pivôs da liga e não consegue se impor em jogos contra equipes sem pivô como o Heat,cara sem sangue nenhum.
    Pra center é melhor o Gortat ou o Monroe.

  4. Jairo_Celtic

    O Mike Moser do Oregon Ducks foi selecionado por Boston para liga de verão.

  5. Felipe Fernando

    Desculpem amigos, mas na posição de pivô temos Faverani, eu acredito que ele vai sim dar certo. Lembrando que ano passado nas três primeiras semanas ele estava entre os melhores da liga. Eu acredito em Faverani…

    • Marcos

      Eu não acredito e espero queimar a língua para o bem do Cs (não é que o cara seja horroroso como o Fab Melo, mas acho que não dá para C titular da NBA, pelo menos ainda).

      []s

  6. Diego Lopes

    Estava vendo alguns vídeos do Smart e ele me lembra muito o Dwayne Wade, se for só metade já será excelente para o Celtics. Até os números dos dois são próximos na carreira Universitária.
    Wade 21.5 pontos, 6.3 rebotes e 4.4
    assistências
    Smart 18.0 pontos, 5.9 rebotes, 4.8 assistência

    O que me leva a crer que o Boston pensa no Smart jogando como SG e acho que será a melhor opção mesmo, acredito que um trabalho especializado nos seus arremessos somados ao seu jogo físico e defensivo o farão um jogador sólido na NBA.

    • Léo

      quando apareceu a noticia que o C’s tinham chance de pegar o Embiid, já pensei no KG ajudando lapidar o Camaronês, sera que se o Ray Allen (muitos não vou gostar, sei disso) não poderia ser um dos integrantes de treinamento de Boston, quer um professor melhor em arremesso que ele? (o que o Ray fez já ficou no passado, bola pra frente)

  7. Felipe Fernando

    Marcos… Acredito sim em Faverani, e que ele pode ser o C que nós Cs precisamos. Ele foi no primeiro mes da NBA um dos melhores denfensores e um dos melhores do time, mas venhamos convenhamos, nosso time ano passado estava uma draga, nem Tim Duncan em seus melhores dias salvaria a equipe. Eu gostaria que ele tivesse mais minutos.

    • Marcos

      Isso é verdade. Mas tanto o Kardasha qt o Sully foram bem melhores que ele, tendo menos altura e força… Vou torcer para que o time dê certo esse ano…

      []s

  8. Jota, do Jotaplays!

    Nada de Smart e Young em Boston? Se apresentando? Até do Caboclo já teve foto carregando a mala, chegando na cidade de bonézinho dos Raptors e nada das escolhas Celtas. Quase todos, pelo menos o top 10, chegou nas cidades, tem até camisas sendo vendidas. Wiggins inaugurou até hospital (Se não me engano), Jabari sendo recebido como rei em Milwaukee. Gordon e Payton já tá em Orlando, vestiram até a camisa. Stauskas também. Camisa do Randle já tá sendo vendida… Enfim, só não vejo NADA do Young e principalmente do Magic. Os 76ers apresentaram TODOS os jogadores, cada um com suas camisas e números.

    Menos do Celtics que não saem nada. Isso é muito estranho.

  9. PHABIO PASSOS

    DEVE SER APRESENTADO, SEMANA QUE VEM…

  10. Renato

    Marcos,

    Roy Hilbert tem um salário de 16.000,00 aproximadamente.

    Acho que nessa troca até poderíamos envolver uma first pick como compensação que ainda seria válido.

    Jairo Celtic,

    Sua avaliação está limitada a esta temporada, pq em 2012/2013 o Hilbert estuprou a defesa do Heat, só que infelizmente Indiana não ganhou a série.

    Hilbert tem 2,17 de altura com um lance livre muito bom para seu tamanho,pouco histórico de lesões,já foi All Star, e sempre está entre segundo ou primeiro time de defesa da NBA, isso é pouco??? rsrsrsrs

    Sinceramente esse seria meu maior consolo em perder o Rondo.

  11. luis

    #love+carmelonow

    GO CELTICS!

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.