Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Draft 2016 – Denzel Valentine

Ala-armador do Michigan State Spartans, Denzel Valentine foi um dos melhores atletas da temporada 2015/2016 do basquete universitário, mas não está sendo cotado entre as 10 primeiras escolhas do Draft. Pelo contrário: nos últimos dias, Valentine caiu algumas posições e já figura entre a 16ª e a 23ª escolha, que pertencem ao Boston Celtics. Saiba mais sobre Valentine, na análise da equipe do Celtics Brasil.

Informações do atleta

PosiçãoAla-armador (SG)
Experiência22 Anos | Senior (4 anos universitários)
Altura1,98 metros (6’6”)
Envergadura2,08 metros (6’10”)
Peso100 quilos (220 lbs)

Prós

Denzel Valentine é conhecido por ser um trabalhador nato e um jogador completo, que faz tudo muito bem em quadra e tem a capacidade de impactar o jogo. O ala-armador de Michigan State é muito inteligente, faz o jogo simples e extraordinário com uma facilidade impressionante. Seu ponto forte é a habilidade na quadra de ataque: Valentine é um atirador versátil, com excelente aproveitamento e um gatilho rápido.

Além da habilidade na hora da conclusão, Valentine é muito bom na criação de jogadas: com uma visão rara e habilidade impressionante para conduzir uma transição, Denzel registrou um excelente média de assistências em sua última temporada universitária. Apesar de não ser um defensor espetacular, Valentine tem uma boa envergadura, pega muitos rebotes e tem potencial para ser um defensor razoável na NBA.

A personalidade de Denzel Valentine também merece destaque: o atleta de Michigan State tem uma paixão enorme pelo basquete e mostrou ser um líder nato no basquete universitário, praticamente um segundo treinador em quadra. Com muita marra, disposição e personalidade, Valentine sabe como contagiar a torcida e seus companheiros de time.

Contras

Apesar de ser um jogador praticamente completo, que faz de tudo em quadra, Denzel Valentine precisa corrigir a sua responsabilidade defensiva com urgência. Em Michigan State, o ala-armador era protegido muitas vezes por seus companheiros de equipe, pois não sabe usar muito bem o seu corpo. Além disso, Valentine é lento, perde o foco sem a bola e sofre na marcação de armadores mais velozes.

No ataque, seu ponto forte, Valentine ainda peca por não conseguir boas jogadas de infiltração e por depender demais de sua mão direita. Em duelos contra marcadores de elite no basquete universitário, o ala-armador sentiu muitas dificuldades, já que era o líder ofensivo de Michigan State e todos os oponentes redobravam as suas atenções com ele. Valentine também terá que se adaptar a uma nova realidade na NBA: acostumado a ser “o cara” de Michigan State, o ala-armador terá que dividir responsabilidades e fazer um papel mais discreto.

A capacidade de evolução de Denzel Valentine também preocupa as franquias da NBA: aos 23 anos, o ala-armador de Michigan State está pronto para fazer um bom papel em sua primeira temporada na liga, mas não deve melhorar mais o seu jogo. Outro ponto intrigante é a saúde de Valentine, que não se machucou muito no basquete universitário, mas tem um problema no joelho, detectado em exames médicos recentes.

Resumo

Denzel Valentine é um jogador que a torcida do Celtics adoraria ter em seu elenco: esforçado, inteligente, com muitas habilidades e liderança, o ala-armador de Michigan State causaria um impacto imediato na franquia, sem dúvida, mas a sua capacidade de evolução e os problemas físicos devem atrapalhá-lo. Selecioná-lo na 16ª escolha parece exagero, mas não deve ser deixado de lado se sobrar na 23ª escolha. É impossível não comparar Valentine a Draymond Green, também ex-atleta de Michigan State: hoje astro do Golden State Warriors, Green sempre foi considerado um faz-tudo, mas foi deixado de lado por sua altura e idade.

Médias em 2015-2016 (em 31 jogos)

MinutosPtsRebAstStlBlkFG3PtsFT
33,0 min19,27,57,81,00,246,2%44,4%85,3%

Cotações para o Draft

NBA Draft – www.nbadraft.net11ª Escolha
Draft Express – www.draftexpress.com22ª Escolha

Author avatar
Gustavo Arruda
Gustavo, 28 anos, é maranhense de São Luís, jornalista formado pela UFMA e repórter do Imirante.com. Fanático por esportes, principalmente futebol e basquete, é torcedor celta desde 2003, quando ouviu pela primeira vez o TD Garden lotado entoando "Let's go, Celtics!", e escreve no Celtics Brasil desde julho de 2011, com mais de 1.700 textos publicados. Nas horas vagas, é goleiro, armador, tio do João Gabriel e da Alice, e também dá seus pitacos sobre o maior campeão da NBA no Twitter: @gustavoarruda01.

10 comentários

  1. Guilherme R

    Esse me serve na 16! Mais pra baixo a gente consegue um pivozão guatambu, que nem falam na espn kkkkk

  2. Fabrício Silva Zanateli

    Agora certeza que o Rose foi para os Knicks, sinal de que o Butler nao será negociado.

    • Ou não…rs
      Sem Rose, Noah e Gasol…eles praticamente foram para o rebuilding
      Butler já não tem boas relações com o treinador e agora que vai ficar com um time de fim de tabela, vai provavelmente querer sair.

      Então ainda pode ser que o bulls restarte do zero.

      • drakes

        Gosto muito do Lopez, achei que o Bulls se deu bem, ainda de quebra veio o Grant que é um bom backup. Eu sou daqueles que acredito que o Bulls não irá para rebuilding radical, mas vai ser difícil eles irem para os playoffs esse ano.

        Young trocado pelo nets pela pick 20 do Indiana, boa notícia em tese para Celtics já que o nets perde seu segundo melhor jogador.

  3. Fabrício

    podem começar um rebuiding tendo o butler e robin lopez como base, mas ele pode fazer igual o rondo fez conosco, jogar sem vontade tendo um time meia boca em volta dele, esses caras são competitivos, só jogam em equipes competitivas, incrivel que o San Antonio me parece uma das poucas equipes que nunca entram em rebuilding né! kkkk

  4. drakes

    Jeff Goodman ‏@GoodmanESPN 4 minhá 4 minutos
    Danny Ainge just walked into the Garden with a huge smile. He looked confident — and should based on his track record of draft night deals.

    Algo me cheira que a troca já ocorreu, só não aconteceu se o Ainge amar o projeto, portanto pelos rumores o que parece temos relativamente fixos:

    Colocação – time – nome – trocado para
    1 Sixers Ben Simmons
    2 Lakers Brandon Ingram
    3 Celtics Kris Dunn
    8 Kings Domantas Sabonis???
    9 Raptors Skal Labissiere*
    14 Bulls Wade Baldwin
    17 Grizzlies Malachi Richardson
    18 Pistons Denzel Valentine
    26 Sixers Georgios Papagiannis

    * Chad Ford acabou de escrever sobre isso no twitter, como é o Massei tudo é possível.

  5. PHABIO SANTOS PASSOS

    BEM, ESSA TROCA ENTRE CELTICS E BUCKS,
    CELTICS MANDA, 16,23 JONHONSON, BRADLEY ,JONAS E YOUNG
    RECEBE, MONROE E MIDDELTON E PICK10…
    ACHO QUE DEVE DAR TAMBEM AS PICKS DA SEGUNDAS ESCOLHA AS 41,,, E RESTANTE… PRA FECHAR,,,,

  6. PHABIO SANTOS PASSOS

    EU SO COLOCAVA SULLINGER NO LUGAR DE JONAS…O SUECO MELHOR PRA EQUIPE DO QUE O GORDAO….

    • drakes

      Sully acabou o contrato, mas ele é restrito.
      top 7
      Colocação – time – nome – trocado para
      1 Sixers Ben Simmons
      2 Lakers Brandon Ingram
      3 Celtics Kris Dunn
      4 Suns Bender
      5 – Wolves Hield
      6- Pelicans Murray
      7 – Denver Bender

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.