Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Draft 2016 – Deyonta Davis

Destaque do Michigan State Spartans na temporada 2015/2016 do basquete universitário dos Estados Unidos, ao lado do ala-armador Denzel Valentine, Deyonta Davis tem 19 anos e joga como ala-pivô, mas também pode atuar como pivô sem maiores problemas. Inscrito no NBA Draft 2016, Davis está cotado entre as 20 primeiras posições e tem boas chances de ser selecionado pelo Boston Celtics na 16ª escolha. Confira a análise da equipe do Celtics Brasil sobre Deyonta Davis.

Informações do atleta

PosiçãoAla-pivô (PF)
Experiência19 Anos | Freshman (1 ano universitário)
Altura2,11 metros (6’11”)
Envergadura2,18 metros (7’2”)
Peso107 quilos (237 lbs)

Prós

Alto e com uma excelente envergadura, Deyonta Davis tem um excelente corpo para o basquete e pode se desenvolver ainda mais na NBA. Apesar de ser um homem de garrafão, o jovem atleta de Michigan State não é desengonçado: além de se movimentar muito bem, Davis salta muito bem e sabe aproveitar isso, tanto para pegar rebotes quanto para enterradas.

As habilidades defensivas de Deyonta Davis também merecem destaque, já que o jovem atleta consegue marcar bem no garrafão e no perímetro. Em sua última temporada no basquete universitário, Davis mostrou que sabe proteger bem o aro, registrando uma boa média de tocos, e que pode frear atletas de outras equipes no pick and roll.

Apesar de ter a defesa como ponto forte, Davis tem uma boa noção do que fazer na quadra de ataque. No garrafão, o jogador de Michigan State mostra muita consciência e espera o momento certo para surpreender os oponentes com ganchos espetaculares. O arremesso de média distância, que não é ruim, pode ser melhorado.

Contras

O potencial de Deyonta Davis é grande, mas as carências também: apesar de ter potencial, o ala-pivô ainda tem um longo caminho a percorrer na quadra de ataque, já que não pode sobreviver para sempre de ganchos e enterradas. Precisa de maior versatilidade nesse aspecto, até porque tem potencial para jogar como pivô em uma equipe adepta do small ball. O aproveitamento em lances livres também preocupa.

A elogiável capacidade defensiva de Davis também precisa de alguns ajustes. Com apenas 19 anos e uma temporada no basquete universitário, Deyonta não tem muita experiência e deve sentir a pressão em suas primeiras temporadas na NBA. Por muitas vezes, Davis perde o foco da bola, se atrapalha na briga por rebotes e mostra ansiedade para dar tocos, o que fez com que liderasse o ranking de atletas mais faltosos de Michigan State na última temporada.

Por fim, Deyonta Davis ainda aparenta ser um jogador sem muita confiança em quadra, mesmo tendo muito talento e habilidade defensiva. Muitas vezes, o ala-pivô parecia completamente desligado em quadra, o que resultou em uma temporada de altos e baixos no basquete universitário.

Resumo

Assim como o lituano Domantas Sabonis, Deyonta Davis é um big man com enorme potencial defensivo e que sabe proteger bem o aro, uma das principais carências do Boston Celtics nas últimas temporadas, mas ainda peca pela inexperiência e pelas limitações na quadra de ataque. É um bom nome para o Celtics, mas precisaria passar pela Liga de Desenvolvimento (D-League) para lapidar o seu jogo e mostrar que tem potencial para transformar o garrafão verde e branco em um tormento para os adversários.

Médias em 2015-2016 (35 jogos)

MinutosPtsRebAstStlBlkFG3PtsFT
18,6 min7,55,50,70,31,859,8%60,5%

Cotações para o Draft

NBA Draft – www.nbadraft.net13ª Escolha
Draft Express – www.draftexpress.com16ª Escolha

Author avatar
Gustavo Arruda
Gustavo, 28 anos, é maranhense de São Luís, jornalista formado pela UFMA e repórter do Imirante.com. Fanático por esportes, principalmente futebol e basquete, é torcedor celta desde 2003, quando ouviu pela primeira vez o TD Garden lotado entoando "Let's go, Celtics!", e escreve no Celtics Brasil desde julho de 2011, com mais de 1.700 textos publicados. Nas horas vagas, é goleiro, armador, tio do João Gabriel e da Alice, e também dá seus pitacos sobre o maior campeão da NBA no Twitter: @gustavoarruda01.

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.