Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Entregar a temporada – Cada vez mais distante

Logo que a temporada 2012-2013 da NBA acabou, e todos nós torcedores do Celtics ficamos sabendo que o time não contaria mais com Paul Pierce e Kevin Garnett no próximo ano, e que o draft seguinte é um dos que mais promete nos últimos anos, os rumores de que o time poderia entregar a temporada começaram…Mas recentemente podemos ver que isso está cada vez mais distante.

O Celtics desse começo de temporada parecia um time que tinha tudo para ser um dos piores da NBA.

Não conta com seu principal jogador pelo menos até o mês de Dezembro, possui no elenco uma série de atletas  jovens e outras peças que não representam um ganho de qualidade técnica e que foram incorporadas a equipe recentemente.

Podemos somar tudo isso a uma equipe que perdeu um técnico que já ocupava o cargo há 9 anos e que agora tem no banco um técnico novato, recém chegado da NCAA, que passa por uma fase de adaptação ao estilo de jogo da NBA e a sua nova equipe.

Tudo isso nos leva a crer que o Celtics pelo menos até Dezembro vai perder uma quantidade grande de jogos, e tendo a frente um draft que promete ser o melhor desde o de 2003 que trouxe Lebron James, Dwyane Wade, Carmelo Anthony, Chris Bosh e outros a liga, seria uma opção aproveitar a campanha ruim no começo da season e entregar de vez a temporada para se obter uma escolha alta no próximo ano.

Vale lembrar que o Celtics já fez isso uma vez, na temporada 2006-2007, quando Pierce se machucou no decorrer da season, e Ainge pediu ao time que entregasse alguns jogos para que Greg Oden pudesse ser draftado e assim jogar em Massachussetts.

Entre tantos rumores, a temporada começou e o Celtics parecia que iria confirmar as expectativas, perdendo 4 jogos consecutivos, um deles de forma até inacreditável depois de ter uma vantagem de 22 pontos sobre o Bucks.

Porém, o time demonstrou evolução nos últimos jogos, engatou 3 vitórias consecutivas, venceu o atual campeão fora de casa e se a temporada acabasse hoje estaria classificado para os playoffs.

Sei que são apenas 7 jogos, e que não podemos tirar base de nada com isso, mas o fato é que se o time conseguir se manter com um record que não seja desastroso até a volta de Rajon Rondo, onde projetamos que ai sim conseguiremos ganhar jogos, as chances de se entregar a temporada e se obter uma pick alta no próximo draft serão pequenas.

Bom? Ruim? Depende de quem vê…

Isso representa para o time não ter a chance de selecionar Andrew Wiggins no draft, o rapaz que vem sendo badalado nos EUA como o melhor prospecto desde Lebron James.

Porém pode mostrar que a base que já temos no elenco é competitiva, e que precisa de ajustes pontuais e que a situação não chega a esse estado de ter que entregar jogos.

Foto: Andrew Wiggins

Author avatar
Redação Celtics Brasil

57 comentários

  1. sebas

    O leste anda meio lento,acho que dá pra conseguir boas vitórias até a volta do Rondo e lutar por vagas nos offs.Se não der,pelo menos acho que dá pra pelo terminar com dignidade.

    Outra coisa,temos boas chances de trazer bons FA’s ano que vem e montar um time sólido.E com tantas escolhas de draft acumuladas acho que dá pra pra completar e bem o elenco ou tentar algumas trocas interessantes.

    O cenário é muito bom e não estamos como outras equipes que estão jogando todas as fichas no Draft do ano que vem.Temos várias possibilidades e isso me agrada.

  2. Gabriel Fernandes

    Draft melhor que o de 1996 ? Acho difícil mano, mas sei lá esse Andrew Wiggins parece sim ser um ótimo jogador, mas uma coisa é ser bom na NCAA outra NBA… Perde uma temporada seria ruim sim, mas aceitável pelo atual elenco celta, agora entregar uma temporada seria vergonhoso para uma franquia como o Celtics.

  3. victor

    Sei não, os próximos free agents ainda estão muito incertos, que dizer pode ser que o Celtics consiga uma boa temporada, mas mesmo com cap não traga algo significativo…
    Pode ser que consiga uma boa classificação traga bons reforços e venha com tudo…
    Pode ser que faça uma péssima campanha e tenha azar na loteria como já aconteceu…

  4. Felipe Piazenttin

    Com o Jazz só tomando na cabeça complica muito. Mas essa parada de ter a pior campanha não tem nada a ver não. Acho que se ficarmos entre os 8 piores da liga já está bom.

    Um ano antes do draft de Tim Duncan, os celtics fizeram a segunda pior campanha da história da NBA, e mesmo assim não conseguiram o cara…ficar entre as 8 piores para mim já está bom.

    Se conseguirmos dois caras bons no draft e mais alguns bom free agents, o time pode até engranar em menos de três temporadas.

  5. Fernando Reiser

    O Celtics tem história já de não conseguir a primeira pick quando faz uma campanha mediocre, aconteceu com Duncan em 96, e o Oden, se bem que perder o Oden não foi tão ruim assim, cara é feito de cristal, e ainda que recuperou o Green que pode ser um dos grandes dos proximos anos

  6. Fernando

    Estou acompanhando o jogo contra o Magic. O time melhorou muito quando o Stevens usou o roster. Que beleza. Nenhuma saudade do Doc.

    • Marcos

      Pois é. O Doc era carismático mais do ponto de vista tático deseja a desejar. Também acho que ele nunca teve o vestiário totalmente na mão veja rixas com Rondo e Judas … Se a união fosse 100% e Judas tivesse ficado acho que iríamos ter pelo menos mais um banner…

      Icesteven chegou e procurou fazer amizade com odono do time, digo Rondo. Do ponto de vista tático, ele é mais versátil, roda bem o time e distribui posições. Corrigiu o grande erro de colocar AB na 1 e o time decolou. Jogadas ensaiadas aparecem eo time tem folêgo e quando falta qualidade eles compensam na vontade.

      Abs

  7. Igor

    esse draft vai ta demais, Parker e Randle tbm tem tudo pra ser tornarem jogadores de sucesso

  8. Fernando

    AB na 2 está fazendo muita diferença. JC está bem. Ainda há tempo, mas parece que vamos levar mais uma vitória.

  9. Gabriel Fernandes

    Caraca tem ums caras aqui do blog que nem parece torcedor dos Celtics, torcendo pro Celtics ficar com uma das piores campanhas, nossa nada a ver isso ai… tem que torcer pra ser campeão todo ano galera… Com time ruim ou bom, eu sou Celtics e sempre vou ser, jamais torcerei pra perder…

    • Victor

      Não é que estão torcendo pela derrota do Celtics mas sim por um futuro promissor, montar um time que possa ganhar tudo de novo, perder uma temporada não vale isso?

      • Gabriel Fernandes

        Pra mim não, Celtics é uma das maiores franquias da NBA, não é um Charlotte da vida. Não da pra entregar nenhuma temporada, e acho que os jogadores pensam o mesmo…

  10. Jota

    amigo somos celtas, mas querer q esse time va pros offs e acontecer um milagre pra chegar nas finais é burrice, tb n vamos usar o famoso TANK, acho q no próximo draft o top 3 vale muitoo pena, Wiggins, o 2 esqueci o nome, e o 3 o pivô de Kentucky q é mt monstro, o resto nem vale, e a Free Agency na próxima temp n ta essas coisas tds n .

  11. Gabriel Fernandes

    Cara como vc sabe que els são monstro se nem começou a temporada da NCAA ainda? O que agente tem são só vídeos deles. Entregar a temporada por jogadores que ainda não mostraram nada, é total burrice. Na boa sou mais esse time ai, e acredito que vamos fazer uma boa temporada… Se vamos aos playoffs, finais ou ser campeões ai já é outra história.

  12. Danilo Jeolás

    Franquias como Celtics, Lakers ou até mesmo o Knicks não podem jamais jogar temporadas no lixo em prol de picks.

    E cabe ressaltar que o trabalho do “Icestevens” até agora é excelente. Pecou apenas por tentar o Bradley na 1 e já se reposicionou.

    • Fernando Nakashook

      Não acho que o Stevens pecou em colocar o Bradley na 1. Não que ele queria que o Bradley fosse o armador do time, mas queria que ele melhorasse o controle de bola e criasse mais responsabilidade em quadra, tanto que quando o AB voltou para sua posição regular, seu jogo melhorou muito, vide partidas contra o Heat e o Magic.

    • Gabriel Fernandes

      É isso ai mano, falou tudo.

  13. Renzo

    Sempre acreditei que esse time, jogando 100%, não seria ruim.
    A grande questão é a seguinte: o time não é ruim o bastante para ficar na rabeira da tabela nem bom o bastante para lutar por título. Diante disso, o que fazer?
    Vejo que a melhor opção seria continuar desenvolvendo os jovens e buscar boas trocas ainda nesse ano, envolvendo jogadores indesejáveis como Humphries, Bogans e Brooks para pegar contratos expirantes. Em meio a isso tudo, Rondo retornaria e teria tempo para gradualmente se entrosar com os novos companheiros, fazendo o time ainda melhor, certamente com um final de temporada muito digno.
    Assim, ao final da temporada, o time teria recuperado sua respeitabilidade e haveria cap para atrair um superstar.
    Ainda é muito cedo. Vejam os Nets e os Knicks na rabeira do leste…
    Enfim, muitas coisas podem mudar, mas o time dá sinais de que tem valor.
    Na pior das hipóteses, mesmo que tudo despenque daqui a um mês e o time emende uma série de derrotas, está provado que há peças ali para construir um novo time de elite em pouco tempo.

  14. Marcos

    Cara,

    É super engraçado esse esquema de tanking e aqui nós conseguimos claramente ver a diferença dos torcedores latinos para os americanos. Os caras falam em tanking com naturalidade e admitem que o time deveria tankar por Wiggins (vide ESPN).

    Bom, mas não dá pra querer isso. O sangue ferve e queremos partidas como a que fizemos contra o Miami. Se o Ainge quisesse realmente tankar deveriabter tradeado o green e o rondo pois esses caras nunca vão aceitar.

    Elemtentou uma cartada com o Icestevens, só que saiu pela culatra porque parece que o cara é ótimo treinador rsrsrsrsrs.

    Somado isso a que vários times como o NYK estão desapontando, acho que vamos para os offs e talvez beliscar uma semifinal de conferência.

    Eu usaria as picks com parcimônia pra trazer um center com C maiscúlo que vai dominar a área pintada por anos e com a outra pick + cap, tirar jogadores importantes de times pequenos. Carmelo e LeB vão estar disponíveis, deixa rolar um leilão insano onde o LAL vai gastar os próximos 10 anos nesses caras.

    Por exemplo, podemos fazer uma investida forte para termos jogadores do calibre de k Love (3-4), J Smith(4-5) e K Irving (2).
    Se for pra brigar num leilão que seja por Paul George!

    Dá pra fazer um contender jovem e por muitos anos com um timaço de rondo, green, irving, love, sully/bass com opcoes de olynik, favs, crawfors/pressey + firstbround pick….

    Em resumo, vai pra cima deles celtão,
    Tanking nada,

    []s

    • Fernando Nakashook

      É difícil saber o que é melhor para o Celtics, se é o tankar ou não.

      Porque o time tem potencial, e acho que tem chances de ir para os playoffs se brigar mesmo.
      Mas por outro lado, mesmo que vá para os playoffs, não tem como ser Campeão, não vejo o Celtics batendo o Indiana Parcers hoje de jeito nenhum.

      Como o Ainge disse no começo da temporada, é um ano de testes. O Stevens é um excelente treinador mas não tem como fazer milagre. Nem sabemos se o Rondo vai voltar em dezembro mesmo, pode ser que siga o exemplo do Rose e nem volte essa temporada.

      Acho que tankar ou chegar aos playoffs pouco importa para o Celtics essa temporada, o importante mesmo é a adaptação dos jogadores, o crescimento dos novatos, e encontrar o novo estilo de jogo da franquia. Se ganharmos jogos em meio essa adaptação, ótimo, vamos comemorar, se perdemos jogos e pegarmos um bom draft, por que não comemorar também? O importante é apoiar o time, rumo a reconstrução.

      • Marcos

        Pois é tudo é bem relativo mesmo…
        Veja tivemos dois drafts mágicos na história com Bill Russel e Larry Bird… Mas e o restante dos nossos craques?l

        Vou torcer para o time sempre e para todos os seus jogadores que estiverem em quadra (inclusive os que eu não gosto como o AB).

        Acho que hoje ninguém ganha dos Pacers, embora procure o game Nets vs Pacers que vc vai ver que está pau a pau. Em eventual playoffs, para mim, os 4 contenders seriam Pacers, Heat, Nets e Spurs. Depois desses acho que o C’s se habilita a aspirar qq posição.

        E na próxima season boas picks mais mt grana pode ser uma combinação para montar uma time pra ganhar 2,3 campeonatos.

        Sabe quem eu realmente gostariande ver nos C’s? KD. Mas ele deve se aposentar no OKC. Scorer puro, seria fantástico dar a ele a chance de arrebentar o LeBrica jogando com a camisa de um time de verdade. E o estilo de jogo e personalidade combinam mt com os C’s, mas é só uma divagação.

        Vamos jogar para ganhar e ver o que acontece.
        Quem sabe esse ano não rola uma surpresa do tipo do campeonato que os Warriors ganharam?

        []s

        • Fernando Nakashook

          Quem dera conseguir outro Bill Russel ou outro Larry Bird. Hahaha.

          Também vou torcer pelo Celtics e pelos jogadores, mas confesso que tem alguns que me desanimam, tipo o Humphries, que pra mim não combina com o time. Mas fazer o que né? O jeito é ter paciência e esperar que ele vire uma boa moeda de troca.

          Eu assisti o jogo do Parcers x Nets, e foi bem apertado. O time do Parcers tem um defesa de tirar o folego, e ainda guardam energia para segunda metade dos jogos, se for olhar, nos últimos jogos eles arrebentaram a partir do 3º Quarto.

          Agora contender eu arriscaria o Rockets e o Warriors da Oeste também. O garrafão do Rockets é insano com o Howard e Asik. E o Warriors com a vinda do Iguodala vai melhorar ainda mais essa temporada.

          Também gostaria de ver KD no Celtics, mas é muito difícil ele sair do Thunders eu acho.

          Realmente, a unica certeza nessa vida é a morte, pode acontecer tudo. Hahaha.

        • Vittos

          Só li o começo do seu comentário, mas já disse que o draft fez tudo pelo Celtics. Uma vez que Russel ganhou 11 títulos e Bird ganhou 3, totalizando 14, eles ganharam praticamente todos os nossos títulos, que são 17.
          E ainda tem gente que acha que não vale a pena tankar pra pegar um grande jogador. Esse pessoalzinho que ainda pensa que NBA é igual futebol.

          • Marcos

            As picks de Russel (principalmente essa) e de Bird não foram conseguidas por tanking. Atento a isso. A questão é complexa e precisamos confiar no nosso time na quadra e no Ainge para as trocas.

  15. drakes

    O tanking tem vários problemas, você pode pegar um cara que não vai render por problemas de comportamento, técnicos, lesão ou até rendendo se tornar um estrela que vai implodir sua franquia (vide Lebron em Cleveland).

    Jogadores odeiam isso, tanto que o Boozer quando pode fugiu do Cavs para Utah ou utilizam para fazer boas estatísticas individuais para inflar seus contratos.

    Esse ano parece ter três jogadores fora do normal: Wiggins, Parker e Randle (jogam hoje a noite XD) , foi muito discutido os benefícios, mas tirando o Spurs que fez isso para aumentar as chances de pegar o Duncan, mas tinha uma base sólida que teve realmente problemas de contusão e utilizaram no final a recuperação para sentar eles, a maioria dos projetos naufragou.

    KG, Ray Allen, Shaq, Bosh, Lebron não foram campeões nos times que o escolheram e se pensar mesmo Kobe foi pego pelo Hornets (da época) e trocado para Lakers que podia esperar o desenvolvimento já que com o cap conseguido foram encima do Shaq.

    Sair de cara com menos como fizeram Phoenix e Boston é uma coisa de GM, agora se os jogadores e técnico começam a dar resultados mesmo assim, é bom esquecer e fazer a reconstrução através de picks intermediárias (só ver que o all-star do Celtics é Rondo pick 21) e contratar jogadores mais prontos.

    • Marcos

      Kobe tem vários defeitos e maior deles é que ele é realmente um jogador fanático dos purpuras hehehe.
      O draft tem vários steals desse tipo (o kobe foi trocado por um ze ruela).
      Outra coisa que os GMs devem observar são os jogadores da Euroliga. Eles podemmser facilmente contratados pelo sonho de jogar na NBA e podem se tornar peças mt importantes.
      Ontem mesmo vimos um deles em ação Vucevic, grande jogador um dos melhores fg% da liga.

      []s

      • drakes

        São os maus negócios como esse que fazem um time ganhador, o Lakers na época trocou Vlad Divac por Shaq e de quebra ainda conseguiu o Kobe. O Hornets logo perdeu o sérvio para o Sacramento.

        O Sixers ano passado se livrou por cap de Moe Harkless, Nikola Vucevic e Andre Iguodala – já que bynum nem jogou um minuto – agora partiu para um projeto “tank” vai tendo números muito bons do Evan Turner fica sempre se estão inflados ou não? Mesmo assim deverá pagar o máximo para mante-lo.

        Tem outros casos, mas será que mesmo que tenha uma queda natural e pegue um top 3 vai valer assim tão a pena no final quando vimos os desatinos que levaram a essa condição?

        • drakes

          errato: em time ganhador leia-se time perdedor

        • Marcos

          Cara, esses dias estava lendo o fórum da NBA no Marca.com e os caras fazendo uma piada:

          Imagina no vestiário do 76ers, o GM chega e diz: Galera é isso daí vamos fazer tanking, beleza? Os jogadores se entreolham e dizem: Ok, blz e saem na quadra destruíndo os adversários. No final do jogo o GM pergunta: Mas e o tanking? E os caras respondem: Ué fizemos, passamos como um “tanque” em cima dos caras… Huhauhua… Tá a piada é fraca, mas se aplica ao nosso Celtics agora também.

          O ROY é o M Carter-Williams, um armador fantástico que está matando a pau. Com Evan Turner mais MCW eles não vão conseguir tankar. Em tempo, um time de lendas como Chamberlain e Iverson (que tem acompanhado todos os jogos do time nessa season) também não pode se entregar.

        • Marcos

          Acho que mais do que tankar é evitar fazer essse tipo de negócio estúpido e apostar em jogadores jovens, mas que já sabemos do que são capazes. E se o Wiggins vem pra Liga e no primeiro jogo um Battier da vida “abre” o joelho do cara e ele nunca mais se recupera? Temos de ir na segurança.

          Outro ponto que não vi ninguém comentar: O Brad ERA técnico da NCAA. Melhor era múltiplas vezes campeão desse bagulho. Ele deve ter milhões de prospectos interessantes e boas indicações. Saímos muito na frente com essa jogada de trazê-lo para essa finalidade também.

          Não querendo comparar, mas a afinação jogador-franchise player + técnico e mt importante, lembrando aqui Red que fez de tudo e mais um pouco para trazer B Russel, já o conhecia da NCAA onde o Lord of The Rings já havia sido campeão duas vezes. Acho que o objetivo do nosso time passa por aí: buscar prospectos indicados pelo Stevens e trazer bons e novos valores de times menores.

          Abs

          • Fernando Nakashook

            Concordo com você Marcos.
            O Stevens vai ter um papel fundamental nesse próximo Draft, e se bobear ele vai conseguir destacar um diamante bruto em picks mais altas.

  16. djcavuca

    Alô, Galera do Celtics Brasil. Inicialmente, quero parabenizá-los pelo sucesso e dizer que todos os dias acesso o site para ver as novidades e comentários. Gostaria de deixar, a título de sugestão, a possibilidade de uma matéria sobre quais Picks teremos no ano que vem e, se possível, uma projeção, tipo Mock Draft. Mais uma vez parabéns e Saudações Greeens a todos.

  17. prometheu

    cara … animado pra caramba com esse proximo draft … to confiante que vem coisa boa pra nois

  18. Thiago Reis

    Todo mundo fala de Wiggins, mas pelo que vi até agora, tanto de High School como na estréia na NCAA, o verdadeiro AllStar dessa classe será Jabari Parker, pode escrever, achei seu jogo muito parecido com Paul Pierce inclusive. Hoje os dois se enfrentam pela NCAA, Duke x Kansas, vai passar na ESPN+

    • Danilo Jeolás

      Parker está muito pronto para a NBA e seria ótimo tê-lo por aqui.

      Mas temos que jogar para vencer o que consequentemente vai valorizar o plantel e fazer algumas moedas de troca valerem mais. Além de tudo, somos a franquia mais vitoriosa da Liga e sinceramente, não precisamos deste expediente, sem contar que é possível que o Kidd não dê certo nos Nets e nossa pick oriunda deles pode acabar sendo boa, ou pelo menos bem melhor que o esperado.

      Icestevens até agora é uma grata surpresa e parece um coach bem mais experiente. Claro que é muito cedo ainda, mas a temporada começa bem melhor do que pensávamos e até jogadores abaixo da média como Crawford e Bass iniciaram bem.

      • Thiago Reis

        Com certeza Danilo, não sou a favor do Tank, mas que seria bom ter o Parker seria rsrs. Acho difícil a pick do Nets render algo, por pior que venha se tornar o Kidd como técnico, o elenco é bom demais, não fica em menos que 6°, ainda mais no leste, já já o time entrosa e as vitórias virão.

      • Gabriel Fernandes

        Parker está pronto pra NBA? Haha’. Na boa ta igual o Jeremy Lin no Knicks, hoje ele é oq mesmo? Cara entenda uma coisa… Jogar no High School ou NCAA, não quer dizer mt coisa… Ele pode ser bom? Sim pode mas isso é com o tempo, como foi com Bradley, Green, Rondo. Não vale a pena jogar fora uma temporada inteira pra apostar em um calouro que não mostrou nada ainda…

    • Sandro Marinho

      Parker que é amigo pessoal do D.Ainge … Esse inclusive era a esperança do Celtics, segunda Pick, ou até terceira, podendo negociar com alguém pela segunda escolha

  19. Jota

    Cara Kevin Love a jogando demais, será q o Ainge consegue tirar ele de la próxima temp como fez com o KG?

  20. drakes

    Pelo jogo até aqui de michigan x kentucky, eu estou adorando Gary Harris, o cara está arrasando…

  21. Sandro Marinho

    Imaginando que o Celtics consiga um escolha no TOP 5. Dá para pegar um jogador muito bom …

    Celtics além disso ainda tem muito espaço no CAP e mais um monte de escolhas de outros times nesse e nos próximos drafts …

    Acho que dá para trazer o Al Jefferson que assinou contrato 3 anos com o Bobcats, mas com opçao de sair ao final da próxima temporada. Se o Bobcats nao ficar com uma das 2 primeiras escolhas, provavelmente ele vá ralar !

    Rondo
    Bradley
    ( Parker ) – Sonho impossível hoje
    Green
    Al Jefferson

    Time muito competitivo, ainda teria Crawford, Sullinger,Olynyk e Bass.

    Sullinger e Olynyk inclusive poderiam entrar no rolo para alguma sign and trade ou para pegar um escolha um pouco mais alta.
    Sign and trade seria para pegar o Gordon Hayward que para jogar aqui com o ex técnico e no Celtics deve aceitar um contrato um pouco mais modesto do que anda pedindo no Jazz, abrindo espaço até para o Celtics tentar mais algum bom Free Agent

    E tem o Gerald Wallace, que tem um contrato péssimo, mas se der um time bom para ele, pode ser fundamental na defesa !

    Ahh, e com o Hayward dá para fazer uma sign and trade com o Bradley também

    Com Tank ou nao o Celtics tem futuro e o Ainge vai ter boas opçoes

    Nao vejo chance no K.Love, só se acontecer um desastre lá por Minesota e o time deixe de ser competitivo. Acredito mais no D.Cousin, que nao custa nada arrumar uma confusao por lá ! rs
    Foda é que ele vem com contrato máximo também

  22. Gabriel Fernandes

    Uma galera arrumada torcendo pra jogador e pensando em Top 3, 5, 6… haha’ e só eu torcendo pro Celtics mesmo. Acho que o time chama-se Boston Celtics e não Jabari Parker ou Paul Pierce… Na boa veii eu vou torcer pra titulo, me recuso a torcer pra pick…

  23. drakes

    Acho que essa tese de começar o campeonato e pensar em perder se alguém procurar na história da NBA vai ver que nunca deu muito certo e com o Celtics jamais.

    Aparentemente são excelentes jogadores Paker, Wiggins, Randle (eu vi eles ontem), mas a amostra a pequena, vide o Oden não basta apenas ter qualidade tem que ter saúde, vontade de vencer etc.

    Eu prefiro pensar em termos de evolução do time, melhorar o elenco, via free agency ou trocas.

  24. Vittos

    Basquete é um jogo que um cara muito bom faz toda a diferença, só ver LeBron no Cavaliers, entre outros.
    Apostar no draft nunca deu certo:
    Duncan 1ª escolha de 97 – 4 títulos pelo Spurs
    Jordan 3ª escolha 84 – 6 pelo Bulls
    Hakeem 1ª de 84 – 2 títulos pelo Huston
    Magic Johnson 1ª de 79 – 5 títulos por LAL
    Bird 6ª de 78 – 3 títulos por Boston
    Isiah Thomas 2ª de 81 – 2 títulos pelo Pistons
    Todos esses foram frutos de um tank e ganharam títulos pelos times que os selecionaram, se for procurar mesmo vai ver que ter um top 5 costuma trazer título sim, mas ainda tem gente que insiste em dizer que ‘Historicamente” free agency e troca costumam ser mais eficientes.
    Pelo amor de deus, NBA não é futebol!!

    • Marcos

      Cara, as pessoas não são ignorantes, apenas não é fácil torcer para o próprio time perder é só isso.

      Com relação as picks RESSALTO não existe necessidade de tankar. Vc listou alguns sucessos (a maioria não foi fruto de tanking Bird e Jordan são os exemplos mais óbvios).

      É responsabilidade do GM trazer os caras adequados e o cara precisa “sentir” a camisa. Estatíscamente a troca vale mais do que a loteria do draft.

      Quer um exemplo?
      Nosso título de 2008. Paul é cria da casa, mas quem trouxe o caneco foi Garnett (na minha visão) e o Judas. Garnett em 2008 foi melhor q qualquer draft que poderíamos fazer várias vezes, visto que saímos de uma fila de anos sem título.

      Nós temos várias opções e estatisticamente e historicamente tankar é a opção que trará menos sucesso e alegria dos torcedores.

      Abracos celtas e hj ganhamos de nv,

  25. drakes

    O Lakers não tankou para pegar o Magic, ele teve naquele ano 47-35 e chegou nas semi-finais do oeste. O n.1 era do Utah.

    O Celtics sim pegou o Bird na 6 com seu pick, mas foi um time que todos se machucaram aquele ano e um time de veteranos, existe uma discussão se no final da temporada eles sentaram alguns jogadores, mas depois do Bird fez um excelente negócio trazendo o Parish do Seatle e no 3 pick (que virou Kevin McHale) pelo 1 pick (Joe Barry Carroll que o celtics conseguiu via negócio com o detroit).

    Bulls, Houston e Detroit eram ruins, perderam, Pippen ainda veio de um negócio, Drexler em fim de carreira ajudou o Hakem a ser campeão.

    A cultura tank já aceitando perder desde o começo da temporada começa mesmo com o Duncan e falta de pivos dominantes. Outro hype foi com o Oden que o Portland deve chorar até hoje pela besteira.

    Bons jogadores escolhidos são importantes, mas perder ou destruir a identidade de um time nunca levou a nada, quase todo time campeão tem uma excelente troca, vide o Lakers, Boston, Bulls (Pippen) dos anos 80, e no caso mais recente os mesmos Celtics, Lakers e ainda o Heat.

    O Cleveland é um caso que o tank deu certo por uns anos e levou o time a se render para sua estrela, e mais tarde ser complementarmente implodido por ela.

  26. Vittos

    Óbvio que não dá sempre certo, tankar em 12/13 seria péssima opção, mas pra 14 o draft promete muito.
    O exemplo de Cleveland não se aplica ao Boston, a não ser que você pense que a camisa da sua franquia tem o mesmo peso da deles, pq pra mim camisa pesa em qqr esporte e em Boston nenhum jogador tem condições de se colocar acima da franquia.
    E independente de machucar todos ou de o time ser ruim, foram pro fundo e voltaram pra ser campeões.
    O nosso time é muito, mas muito abaixo de Indiana, Miami, LAC, Brooklyn, G.State, San Antonio e OKC.
    E com uma distância menor, mas ainda grande de Pistons (que tá mal por enqt), Bulls, Denver, Houston, Minnesota, New York e Portland.
    Já são 14.
    Aí fica mais ou menos no nível de New Orleans, Cleveland, Phili, Phoenix, Dallas, Atlanta…resumindo…somos melhores que Sacramento, Washington, Utah e Orlando.
    Será mesmo que dá pra pensar em ser campeão?
    Que isso, basquete não acontece milagre, no futebol você vê péssimos times ganhando grandes campeonatos, mas no basquete isso NUNCA vai acontecer.

  27. Antonio

    Pessoal, não temos uma escolha de primeiro round vindo do Brooklin?

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.