Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Paul Pierce: “A próxima camisa aposentada em Boston será a de Kevin Garnett”

A lenda do Celtics, Paul Pierce, acredita que a camisa 5 de Kevin Garnett será colocada ao lado do número 34 no teto do TD Garden. Depois que o número de Pierce foi aposentado domingo em Boston, o ex-capitão foi perguntado se, em uma era em que jogadores mudam tanto de equipe, poderia demorar décadas antes da aposentadoria do próximo número em Boston. Pierce respondeu à ESPN que ele acredita que Garnett é um grande candidato para se juntar a ele.

“Sem dúvida, o número de KG será o próximo aposentado em Boston”, disse Pierce. “Isso vai acontecer”.

O gerente de operações Danny Ainge disse que a equipe teve discussões informais sobre aposentar o número de Garnett, mas que a decisão final seria dos proprietários.

Pierce, que jogou suas primeiras 15 temporadas em Boston, assinou um contrato de um dia com o Celtics no verão passado para se aposentar como membro da equipe. O co-proprietário do Celtics, Wyc Grousbeck, mais tarde chamou Pierce para dizer a ele que a equipe planejava aposentar o número 34 nesta temporada.

Paul Pierce foi o 22º jogador a ter a camisa aposentada pelos Celtics. Alguns argumentam que Garnett, que jogou seis temporadas em Boston depois de ser adquirido do Minnesota Timberwolves, não jogou o tempo suficiente para ter sua camisa aposentada.

“Foram seis anos de alto nível disputando títulos e KG teve atuações monstruosas durante esse período”, disse Ainge. “Eu acho que ele exerceu um impacto muito significativo nessa jornada”.

Garnett sempre é lembrado pela mudança que trouxe à cultura da equipe. A chegada de Garnett e Ray Allen transformou o Celtics de uma equipe de fundo do Leste em 2006-07 (24 vitórias) a um time de 66 vitórias que trouxe para casa o 17º título de Boston apenas um ano depois. Uma prova do respeito por tudo o que Garnett fez, é que a equipe ainda não disponibilizou o número 5 de Garnett para outros jogadores desde sua última partida em 2013. Por outro lado, Gordon Hayward pegou a camisa do número 20 da Ray Allen quando assinou como agente livre na última temporada.

Na bandeira de oito quadrados das camisas aposentadas, há uma abertura ao lado do número de Pierce.

Brian Scalabrine, reserva na equipe do título de 2008 e agora comentarista de TV, disse que seria bastante apropriado que Garnett e Pierce compartilhem uma bandeira juntos no teto do TD Garden.

“Eles sempre estiveram juntos. Esses dois caras sempre foram ligados de alguma forma. Então é assim que deve terminar. Até pelo fato de que há mais um lugar naquele banner… esse espaço é perfeito para o número 5. KG é o cara.” disse Scalabrine

Scalabrine também observou como Boston conseguiu acelerar seu processo de reconstrução mais recente com a coleção de picks e ativos que o Celtics obteve na troca de Pierce e Garnett com o Brooklyn Nets. Mantendo Pierce e Garnett juntos na bandeira também irá refletir o impacto dos dois na franquia, mesmo após suas despedidas.

O atual pivô celta, Al Horford, também acredita que Garnett merece um lugar no banner.

“Ele merece estar lá em cima, sem dúvidas.”, disse Horford. “O impacto de Kevin foi enorme. Ao meu ver, olhando de fora é claro, ele fez tudo ser possível para o título. Ele era o tipo de guerreiro que todos admiravam, ele era um líder, ele era o cara que mudou tudo. Eu sei que ele nunca vai pedir para ganhar todo esse crédito, mas eu sinto que seu número deveria estar lá em cima. Não há dúvida sobre isso”.

A parte mais difícil para o Celtics pode ser simplesmente fazer com que Garnett aguarde uma cerimônia inteira em sua homenagem. Mas Pierce acha que Garnett estará aberta à idéia, especialmente devido à sua afinidade com a organização e pelo campeonato que ele ganhou aqui.

“Garnett prefere ter sua camisa aposentada em Boston do que em Minnesota”, disse Pierce. “Ele acabará tendo seu número aposentado pelo Timberwolves também, mas ele terá que esperar até que a gerência venda o time***”.

 

***Nota do autor: Kevin Garnett não possui boa relação com Glen Taylor, atual proprietário do Timberwolves e após a morte de Flip Saunders, a relação entre os dois piorou. Garnett declarou que “promessas foram quebradas” e que não confia em Glen. Apesar disso, KG ainda sonha em se tornar proprietário da franquia que o revelou para a NBA.

Author avatar
Bruno Penna
Nascido e criado no Rio de Janeiro, é formado em Administração e apaixonado por esportes. Começou a se interessar por basquete em 2005 ao assistir um monstro chamado Kevin Garnett em quadra. Se apaixonou pela história do Boston Celtics e desde então dividiu o fanatismo que antes era ocupado só com o Botafogo.

5 comentários

  1. Celso Cachali Jr

    Se formos ver, realmente o tempo não lhe dá este direito de homenagem. Porém o que ele representou com a camisa e quando foi um celta e fora do comum, ele sempre foi a cara da franquia e em alguns momentos até mais que Pierce. Ele sangrou verde como poucos e se dependesse dele nunca teria saído de Boston e só saiu para ajudar a organização para um futuro. Então eu sou sim favorável a aposentar a camisa 5 de Kevin Garnett se não fosse por ele estaríamos lutando ainda para sair do buraco. Foram poucos anos mas o que representou para nós foi fora da curva.

  2. Kevin Garnett mostrou oq é ser celta. Sangrou verde. Merece ter sua camisa pendurada no teto do TD Garden. Depois que ele saiu não tivemos mais garrafão. Olha que já faz tempo.

  3. Fernando Silva

    KG é a pessoa que simboliza perfeitamente o que é ser um celta.

    Aposentar seu número é mais que uma homenagem à pessoa mas ao símbolo.

  4. Kevin Garnett, responsável pelo grande e último título que tivemos. E responsável também pela minha admiração por ele, primeira camisa que eu comprei foi dele. Obrigado por ser um celta de verdade, sangrar verde também junto de Pierce, Allen e Rondo! Mais que merecido, aposentar o número dele é um dever do time!
    “Anything is possible!” 🏀🔥

  5. Gustavo Rangel

    Se hoje eu estou comentando nesse blog e torcendo para o Celtics foi muito graças ao Garnett. Quando eu estava entrando na adolescência e via aquele cara destruindo os adversários com a camisa Celta, chamando o jogo, levantando os companheiros, eu já sabia que aquele era O cara e essa era A franquia que eu torceria. Acho que a 5 merece estar pendurada no TD Garden, e para ontem de preferência!!

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.