Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Pré-Temporada: Boston Celtics x Toronto Raptors

Loja de camisas da NBA

Seguindo com o período de preparações para a temporada 2014-2015, o Boston Celtics viaja para o Canadá para visitar o Toronto Raptors na noite desta sexta-feira, 10 de outubro.

A franquia do estado de Massachusets vem de duas boas vitórias contra os rivais de divisão Philadelphia 76ers e New York Knicks. Com atuações convincentes de sua base renovada, Boston busca consolidar o bom desempenho da equipe, para chegar bem preparado à temporada regular.

No primeiro jogo dos Celtics, em Boston, o 76ers foi derrotado por 98 a 78. Evan Turner com 15 pontos, 10 rebotes e 6 assistências foi o líder da equipe no triunfo. Mesmo com essa atuação distinta de Evan Turner, o principal destaque da partida foi a equipe de Boston, que mostrou grande solidez defensiva, forçando 27 desperdícios de bola e permitindo apenas 40,3% de aproveitamento de arremessos à equipe de Philadelhpia, e um ataque muito bem distribuído, com 3 titulares (Turner, Sullinger e Olynyk) e 3 reservas (Thornton, Bass e Young) registrando dígitos duplos em pontuação.

No segundo jogo, em Hartford, no estado de Connecticut, a equipe do Celtics derrotou o grande rival New York Knicks pelo placar de 106 a 86. Jared Sullinger, com 23 pontos, foi o cestinha do jogo. Mais uma vez o desempenho da equipe do Celtics saltou aos olhos de quem assistiu a partida. O ferrolho defensivo comandado pelo técnico Brad Stevens forçou 28 desperdícios de bola da equipe de Nova Iorque e limitou o ataque da equipe comandada por Derek Fischer a apenas 40,6% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Do mesmo modo, a distribuição ofensiva de Boston foi bem executada, fazendo com que 4 titulares conseguissem dígitos duplos em pontuação (sendo que o outro titular, Evan Turner, fez 9 pontos) e o banco adicionasse mais 40 pontos ao placar final de jogo (sendo 12 deles de Marcus Thornton).

O adversário

O Toronto Raptors disputou duas partidas nesta pré-temporada, ambas contra o Sacramento Kings e com mandos de quadra alternados. As duas partidas foram bem disputadas e com placar final bem acirrado, com o dono da casa se dando bem nas duas ocasiões.

No primeiro jogo, em Toronto, o Raptors venceu o Kings por 99 a 94. DeMar DeRozan foi o destaque dos Raptors com 21 pontos. O titular Terrence Ross e os reservas Louis Williams e Tyler Hansbrough também tiveram dígitos duplos em pontuação. Outro destaque da equipe na partida foi o menor número de turnovers. Enquanto o Kings desperdiçou 27 posses de bola, o Raptors teve apenas 14 turnovers. Por outro lado, a defesa do time canadense foi bem vulnerável, e o Kings se aproveitou, tendo maior aproveitamento em arremessos (46,9% contra 44%) e maior quantidade de rebotes (45 contra 30).

No segundo jogo, agora em Sacramento, o Raptors perdeu para o Kings por 113 a 106. DeMar DeRozan mais uma vez foi um dos destaques da partida com 23 pontos, mas dessa vez, viu seu companheiro de armação Kyle Lowry crescer de produção e fazer 25 pontos e 6 assistências. A batalha de turnovers foi novamente vencida pelo Raptors (20 a 14). Em compensação, a defesa do time canadense continuou frágil, e novamente o Kings teve maior aproveitamento em arremessos (55,2% contra 48,8%) e em rebotes (42 a 32).

A partida

Jogos de pré-temporada, em sua essência, não são feitos para serem vencidos. O principal objetivo desses jogos preparatórios é aprontar a equipe para os desafios que a temporada da NBA oferece, ou seja, entrosar os jogadores do elenco, definir formações possíveis e as rotações a serem utilizadas, aperfeiçoar determinados defeitos da equipe, enfim, este período é feito para ajustar determinados aspectos que não poderão ser modificados durante a temporada regular, devido à falta de tempo hábil para tal.

Em contrapartida, vitórias, de maneira geral, são sinônimo de bom desempenho e ótima preparação para a temporada. As duas vitórias nas partidas anteriores eleveram as expectativas da imprensa e da torcida em torno do desempenho da equipe. E as duas vitórias foram conquistadas com boas atuações e com vantagens bem confortáveis. Por isso, uma terceira vitória, contra um concorrente direto de divisão, podem indicar uma próxima temporada interessante para o Boston Celtics. E o duelo desta sexta será mais um grande teste para essa jovem base que o Celtics vem montando.

O ponto forte da equipe de Toronto é a ótima dupla de perímetro, Kyle Lowry e DeMar DeRozan. Esta dupla terá um duelo interessantíssimo com a dupla de armação de Boston, formada por Marcus Smart e Avery Bradley, que tem na defesa de elite o seu ponto forte. Por outro lado, a dupla do Boston Celtics não tem grande capacidade do outro lado da quadra, mas encontrará uma defesa que mostrou grandes problemas nos dois jogos anteriores contra os Kings. Avery Bradley não é um bom condutor de bola, mas melhorou, e muito, seu arremesso, e isso pode ser mais uma vez bem explorado no ataque de Boston. Marcus Smart fará apenas seu terceiro jogo na equipe principal dos Celtics e será constantemente testado no ataque, para assim, melhorar seu jogo ofensivo (tenhamos paciência com o garoto). Evan Turner, que vem fazendo uma função de Point Forward na equipe de Boston, deve ajudar a vazar diversas vezes essa defesa de Toronto, com muitas assistências, arremessos qualificados e ótimas infiltrações. Thornton, que foi uma grata surpresa nos dois primeiros jogos, terá seu grande arsenal ofensivo mais uma vez testado. Wallace e Pressey, terão minutos limitados em relação aos demais, mas deverão contribuir bem, principalmente na defesa de perímetro.

Já no garrafão, espera-se que a dupla Sullinger e Olynyk possa continuar mostrando evolução nos dois lados da quadra. A defesa de ambos ainda não é o que se espera de bons jogadores de garrafão, mas o desempenho ofensivo da dupla é invejável e devem se destacar mais uma vez contra o garrafão dos Raptors. Tyler Zeller terá mais uma chance de mostrar que pode ter bons minutos na rotação de garrafão da equipe, e terá que melhorar muito o desempenho em relação às partidas anteriores. Outro jogador que deve ter bons minutos no garrafão é Brandon Bass, que fez duas boas partidas anteriormente, e deve manter o desempenho nestes jogos. Traz experiência e intensidade defensiva do banco. Powell e Anthony terão minutos reduzidos, mas devem contribuir junto com os demais.

Lesões

Rajon Rondo, com uma fratura na mão, está fora desta pré-temporada.
Jeff Green, com uma lesão na panturrilha, é listado como “dia-a-dia” e continua fora por tempo indeterminado (com reavaliações diárias).
James Young, com uma lesão na coxa, é listado como “dia-a-dia” e está fora por tempo indeterminado (com reavaliações diárias).
Vitor Faverani, com inchaço no joelho, será preservado de treinamentos e reavaliado. Está listado como “dia-a-dia”.

Ficha Técnica

Local: Air Canada Centre (Toronto, Ontario, Canadá)
Horário: 21h30 (Horário de Brasília)
Transmissão: @Celtics_Brasil
Boston Celtics: Marcus Smart, Avery Bradley, Evan Turner, Jared Sullinger e Kelly Olynyk. T: Brad Stevens
Toronto Raptors: Kyle Lowry, DeMar DeRozan, Terrence Ross, Amir Johnson, Jonas Valanciunas. T: Dwane Casey

Glossário

Point Forward – Ala que é o condutor de bola da equipe, como se fosse armador

14 comentários

  • Esse duelo na posição 1 e 2 promete ser sensacional.

    Temos que ter cuidado com o Valenciunas no garrafão, mas de resto acredito que temos mais time e iremos vencer.

    Bom ressaltar que será o primeiro jogo com a torcida contra, já que contra o Knicks a maioria da torcida era de Boston.

  • Acho que esse é o principal desafio da pré temporada. Ganhar do Toronto com certeza dará confiança para todos, já que o Raptors irá brigar pelas primeiras colocações do leste.

    O Duelo de armadores vai ser ótimo. DeRozan vem comendo a bola esses dois anos, espero ver o Bradley anulando.

    O problema é só um: Jonas Valanciunas.

    Esperava ver o Young jogar, mas fico apenas na torcida.

    E como ta sendo bonito ver o Celtics jogar. Não o Smart, ou Sullinger, mas o Boston. Time ta jogando como time. Defesa ta forte e o ataque ta procurando sempre o melhor posicionado. Gostei demais.

  • como ele aida deixa esse olynik “BOBÃO” CHAMADO PELA EMPRENSA de titular esse treinador é burro mesmo

      1. idai para a ortografia olha o seu nariz de mula e um inculto que vem falar besteira e não entende nada de basquete e muito menos da nba!!!!!!!!!!!!

        1. Alô moderação, pode levar, respeito cara, todo mundo aqui é tranquilo, vc falar q o jovem do Kelly é ruim, pelo amor ne… o cara evoluiu muito na defesa, ataque ele é top pra sua segunda temporada, o jogo de hoje mesmo contra o raptors mostrou isso, o problema do Celtics é um, estamos deixando o time adversário deitar nos rebotes ofensivos, só hoje foi pra mais de dez.

          1. mas de titular esse kelly não pode ficar a defesa dele é péssima os adversários deitam e rolam emcima do que vc diz ser o novo Dennis rodman o ataque eu vou concordar que vi uma grande melhora defesa horrorosa faz faltas fora do tem …. entre muitas outras bobagens que o trapalhão BOBÃO FAZ COMO BEM DIZ A IMPRENSSA

  • Esse jogo eu sabia que seria barra, principalmente pq esse time do raptors deu trabalho última temporada, to assistindo aqui, e o celtics é outro time quando o Turner ta em quadra, abra o olho viu Greenn.

Comments are closed.