Retrospectiva 2008 – Fevereiro

O Boston Celtics não começou bem o segundo mês de 2008. Em sua primeira partida de fevereiro sofreu uma derrota, mas conseguiu se recuperar e conquistou 5 triunfos consecutivos até a pausa para o All Star Weekend, mas, após o fim de semana das estrelas o time Green teria de encarar uma dura sequência de 5 jogos em sua viajem pelo oeste. No fim de fevereiro o Celtics voltou a jogar em Boston e fechou o mês com 4 vitórias seguidas.

Logo no primeiro confronto do segundo mês de 2008, a equipe Celta teve de encarar um adversário indigesto, o Cleveland Cavaliers na Quicken Loans Arena. Os times que se enfrentariam em uma das semifinais da conferência leste naquela temporada fizeram um jogo equilibrado, marcado pela boa atuação ofensiva das duas equipes. O time Green foi derrotado por apenas um ponto de diferença, 114 x 113, mas, no fim de fevereiro, no dia 27, as equipes voltariam a se enfrentar, dessa em Boston e o Celtics teria a chance da revanche.

Sequência de 5 vitórias consecutivas.

No jogo seguinte o time Green conseguiu se recuperar da derrota e venceu em seus domínios o Los Angeles Clippers, por 111 X 100. Posteriormente a equipe Celta viajou até Minnesota para enfrentar o Wolves e conquistou mais uma vitória, dessa vez apertada, por 88 X 86, logo em seguida o Celtics voltou para casa para encarar um adversário muito difícil. Esse oponente indigesto era o San Antonio Spurs e depois de uma partida disputada o time Green obteve seu terceiro triunfo seguido, vencendo por 98 X 90. No jogo seguinte o Celtics viajou até Indiana para encarar o Pacers e conseguiu mais uma vitória na temporada, por 104 X 97. Na última partida antes da realização do All Star Weekend, a equipe Celta recebeu o New York Knicks e derrotou o time da Big Apple, sem dificuldades, por 111 X 103.

O ala Celta, Paul Pierce fez ótimas partidas na sequência de 5 vitórias consecutivas do Boston Celtics e foi fundamental para o boa campanha do time Green. Pierce marcou um total de 105 pontos, nos 4 últimos jogos da sequência de vitórias, uma média de 26,2 por partida. O ala converteu 18 contra o Minnesota Timberwolves, 35 contra o San Antonio Spurs, 28 no Indiana Pacers e 24 contra o New York Knicks.

Agora teriamos uma pausa na NBA, para a realização do fim de semana das estrelas em Nova Orleans.

Desempenho dos jogadores Celtas no All Star Weekend 2008.

O All Star Weekend de 2008 foi realizado em New Orleans, entre 15 e 17 de fevereiro. O fim de semana das estrelas começou pra valer com o Rookie Challenge, um jogo entre os calouros e os segundo-anistas. No time dos sophomores tinhamos a presença do armador Celta, Rajon Rondo. Os segundo-anistas bateram os novatos, por 136 x 109. O MVP da partida foi o sophomore, Daniel Gibson do Cleveland Cavaliers. Gibson terminou a partida com 33 pontos (todos marcados em arremessos de 3 pontos, com um desempenho de 11 – 20), 4 rebotes, 2 assistências e 2 roubadas.

No sábado, dia 16 tivemos o campeonato de 3 pontos, vencido por Jason Kapono do Toronto Raptors, o skills challenge (campeonato de habilidades), conquistado por Deron Williams do Utah Jazz, o torneio das estrelas, vencido pelo trio de San Antonio, formado por Tim Duncan do Spurs, Becky Hammon do Silver Stars e o aposentado David Robinson. Para fechar o dia, aconteceu o campeonato de enterradas (Slam Dunk Contest), vencido por Dwight “Superman” Howard.

Domingo, 17 ocorreu o tão esperado Jogo das estrelas. A equipe Celta contava com 2 atletas na equipe do leste, Ray Allen e Paul Pierce, ambos reservas. Kevin Garnett, que seria o ala-pivô titular estava lesionado e foi substituído por Chris Bosh.

O time do leste liderou o marcador do início ao fim da partida e terminou vencendo o confronto, por 134 X 128. O MVP da partida foi LeBron James, que quase anotou um Triplo-Duplo, com 27 pontos, 8 rebotes e 9 assistências. O cestinha do leste foi Ray Allen, que marcou 28 pontos, 14 deles no último quarto e 5 – 9 em cestas de 3 pontos. Allen também pegou 2 rebotes e deu 1 assistência. Paul Pierce marcou 10 pontos, pegou 4 rebotes e distribuiu 2 assistências. Pelo oeste os cestinhas foram Carmelo Anthony, Brandon Roy e Amare Stoudemire, todos com 18 pontos.

Após o All Star Weekend o Boston Celtics teria de encarar uma viajem pelo oeste, quando realizaria 5 partidas. A equipe Celta não teve um bom início nessa viajem.

Sequência de 3 derrotas seguidas

Logo após o All Star Weekend o time Green teve de encarar um adversário muito complicado, o Denver Nuggets, fora de seus domínios, no Pepsi Center. Depois de uma partida equilibrada o Boston Celtics perdeu por 124 X 118. No confronto seguinte o time Green teria o retorno de um dos seus principais jogadores, o ala-pivô Kevin garnett, que não havia participado do All-Star Game e retornava após se recuperar da lesão. KG teve uam grande atuação defensica contra o Golden State Warriors, pegando 15 rebotes, mas não evitou a derrota Celta, em mais um duelo equilibrado, por 119 X 117, Ray Allen marcou 32 pontso nessa partida. O Boston Celtics voltou a perder, dessa vez para o Phoenix Suns, por 85 X 77. Essa foi a pior sequência de derrotas da equipe Celta na temporada 2007/08, num total de 3 consecutivas, sendo que 2 delas foram para adversários complicados, Suns e Nuggets. No fim de fevereiro o time Green reencontrou o bom basketball e voltou a vencer na liga.

Equipe Celta volta a vencer na liga e conquista 4 triunfos consecutivos.

O time Green fez sua quarta partida da viajem pelo oeste contra o Portland Trail Blazers. O Celtics não encontrou muitas dificuldades na partida e venceu o Blazers no Rose Garden, por 112 X 102. O ala Celta, Paul Pierce marcou 30 pontos na partida. No último duelo no oeste em fevereiro o Celtics encarou o Los Angeles Clippers no Staples Center e bateu facilmente a equipe de LA, por 104 X 76.

No confronto seguinte o Boston Celtics voltou para casa e quando retornou recebeu um adversário muito complicado, o Cleveland Cavaliers. A equipe Celta tinha a chance de devolver a derrota que sofreu no primeiro jogo que realizou em fevereiro e o time Green não decepcionou sua torcida e venceu em casa o Cavs, por 92 X 87, Ray Allen converteu 22 pontos na partida. O último jogo de fevereiro também foi disputado em Boston e o Celtics voltou a triunfar em casa, contra o Charlotte Bobcats, por 108 X 100. Ray Allen foi novamente o cestinha da equipe Celta, com 23 pontos. O “garçom” do Celtics foi Rajon Rondo, que distribuiu 16 assistências. O time Green terminou fevereiro com 4 triunfos consecutivos.

No segundo mês de 2008, o Boston Celtics venceu 9 partidas, ambas em sequência. A primeira em 5 triunfos seguidos e a segunda em 4 vitórias consecutivas. Sofreu apenas 4 derrotas, sendo 3 delas em sequência. A equipe Celta terminou fevereiro com uma campanha de 45 – 12.

Por: Flávio Di Donato Catandi

Flávio Catandi
Flávio Catandi
Jornalista e Radialista apaixonado por basquete. Participa do Celtics Brasil desde 2008. Já foi redator, colunista e hoje é editor do site. Nas horas vagas gosta de escrever roteiros e gravar curtas e documentários. Pode ser encontrado na cidade de São Paulo com uma camiseta Celta.

Deixe um comentário