Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

A escolha de Embiid e suas consequências para o futuro celta

Neste Sábado, foi anunciado que apenas um seleto grupo de franquias terá acesso, ainda que parcial, aos exames e às avaliações médicas de Joel Embiid. E, para a alegria e aumento de ansiedade de muitos, o Boston Celtics é uma dessas equipes.

O pivô camaronês foi submetido a uma cirurgia na última sexta-feira, para reparar uma fratura em seu pé direito. Essa cirurgia afastará o ex-atleta da Universidade de Kansas por, no mínimo, 4 meses.

O Boston Celtics, que tem as escolhas nºs 6 e 17 do Draft de 2014, que ocorrerá na próxima quinta-feira, busca, a todo custo, conseguir maiores informações acerca da mais recente lesão de Embiid. Contudo, especula-se que é praticamente impossível qualquer franquia adquirir a totalidade dos resultados médicos do camaronês de 20 anos.

Austin Ainge (filho do GM Danny Ainge, e diretor do Celtics), em sua mais recente entrevista, preferiu não expor as informações obtidas pela franquia:

”Visando ao interesse da franquia, melhor não comentarmos nada a respeito”, disse Ainge. “Todos querem saber absolutamente tudo sobre Embiid e seu estado de saúde. Nós, obviamente, não estamos fora disso”.

Joel Embiid era, até a última quinta-feira, uma certeza para as 3 primeiras escolhas do 2014 NBA Draft. Muitos, inclusive, o colocavam como consenso para primeira pick do recrutamento. Após a notícia de sua cirurgia, há um consenso, entre os especialistas, que Embiid cairá de posição no Draft, tornando-se, portanto, um alvo celta para a pick nº 6.

“Tem vezes que, embora você esteja repleto de informações sobre um jogador, tal escolha não deixa de ser uma aposta”, disse Austin Ainge. ”Logo, eu não tenho como presumir quais serão os conselhos que a equipe médica do Celtics nos passará até o dia 26”.

Não obstante, Ainge deixou claro que qualquer informação tem seu devido valor. Afinal, mesmo que pequeno, a descoberta de um novo detalhe poderá ajudar à equipe celta identificar que tipo de jogador é o atleta observado no Draft.

”Estatísticas não mensuram saúde e caráter. Não indicam se o jogador é propenso a arranjar problemas ou se não é esforçado e trabalhador. Nem mesmo se é da espécie de jogador que deixa o dinheiro subir a cabeça. Não podemos saber tais características apenas pela bola jogada ou por vídeos. Só podemos descobrir ao entrevistarmos o candidato à atleta do Celtics. Portanto, toda informação é bem-vinda e importante”.

Ainda não é sabido até que ponto, Embiid permitirá que seus resultados médicos sejam expostos. Essa incerteza, indubitavelmente, dificulta o trabalho dos dirigentes celtas, que buscam saber se Embiid é um risco que vale a pena correr em uma sexta escolha de recrutamento.

Como foi dito em recente matéria, o corpo médico do Celtics foi extremamente eficiente ao analisar jogadores com saúde questionável, à época do Draft, como Avery Bradley e Jared Sullinger. Graças aos médicos celtas, os dirigentes sentiram-se seguros para escolhê-los e, como recompensa, a franquia de Boston ganhou 2 bons jogadores. Todavia, esses não são os únicos casos que Austin Ainge faz questão de lembrar ao falar da importância e qualidade do departamento médico do maior campeão da NBA.

”Nosso corpo médico nos alertou para que evitássemos draftar Greg Oden”, disse Ainge. ”Eles também nos avisaram para fugirmos de Brandon Roy”.

Oden tem sofrido com lesões em seus joelhos ao longo de toda sua carreira, o que o impede de corresponder às altas expectativas colocadas em seu jogo, desde os tempos do ano de seu Draft (2007).

Já Brandon Roy chegou a ter boas temporadas na carreira, chegando a ser convocado, três vezes, para o All-Star. Brandon Roy foi a sexta escolha do 2006 NBA Draft. Entretanto, após um começo empolgante, Roy sofreu com inúmeras lesões e sua carreira acabou, prematuramente, após 6 temporadas.

”Como vemos, draftar Brandon Roy acabou custando muito dinheiro ao Trail Blazers, apesar de ele ter dado poucos anos de alegria para Portland”, disse Ainge.

Além das inspeções médicas e do diagnóstico aferido pelos médicos celtas, a franquia de Boston também considera revelante o tempo de recuperação exigido.

”Nós tentamos sempre pensar a longo prazo, quando o que se está em jogo é uma escolha de Draft”, disse Austin Ainge. ”Jogadores free agents são um caso diferente, já que podemos nos dar ao luxo de querer algo imediato. Contudo, quando o assunto é escolha de garotos de 19, 20 ou 21 anos, via Draft, é melhor considerarmos sempre os próximos 4 ou 5 anos”.

O problema, no pé direito de Embiid, tem gerado muita repercussão, já que a mesma lesão fez com que outros pivôs perdessem muitos jogos ou até mesmo encerrassem suas carreiras. Foram os casos de Zydrunas Ilgauskas, Yao Ming e do ex-celta Bill Walton.

Ademais, ao lembrarmos que a primeira e última temporada universitária do camaronês foi encurtada devido a problemas nas costas, a escolha de Embiid torna-se, para o Celtics, uma pick de altos e imprevisíveis riscos.

Sendo assim, Austin Ainge já reconheceu que a posição do departamento médico será mais valiosa que a dele, ou até mesmo da opinião de seu pai, o GM e presidente de operações, Danny Ainge.

”Não tenha dúvidas. A eventual escolha, ou não, de Joel Embiid, será decidida, primeiramente, pelo nosso corpo médico”.

Diante de isso tudo, a pergunta ainda ecoa na cabeça dos torcedores celtas: vale a pena o Celtics dar esse tiro no escuro e draftar o pivô camaronês? Embiid será o novo Olajuwon ou o novo Oden? Só o tempo dirá.

Author avatar
Rômulo Portugal
Rômulo é carioca, advogado, e fã de futebol, NBA e NFL. Acompanha o Celtics desde 2003. Seu fanatismo pelo maior campeão da NBA o fez torcer para os demais times de Boston. Como bom carioca, é Vascaíno. Tem Paul Pierce como primeiro e grande ídolo na NBA.

34 comentários

  1. Thiago Vieira

    Um grande risco, que talvez valha uma grande recompensa.

    Qualquer comentário a respeito de ”vale ou não” é um pouco irresponsável por nossa parte. Acho que os médicos mais do que ninguém saberão dizer isso.

    Afinal, eles já mostraram que não são do tipo que ”fazem apenas o mais fácil”, dando OK apenas para jogadores 100% inteiros, tirando o deles da reta. Vide Bradley e Sullinger, que sofriam lesões.

    Logo, o que nos resta é esperar e torcer para que ele sobre pra nós.. mas mais do que isso, para que sobre em condições de valer o risco.

  2. Walisson

    Pra mim, toda escolha de draft é extremamente arriscada. Portanto, topo esse risco maior do Embiid na 6. O risco será maior, mas a possibilidade de uma recompensa também.

  3. Eu apostaria ele na 6 sem pensar duas vezes..

  4. sebas

    Se o Celtics quiser permanece com suas escolhas de draft desse ano e sobrar o Embiid,creio que é uma boa aposta o Embiid.

    Se tem uma equipe na NBA que pode se da ao luxo de arriscar um pouco mais suas escolhas de daft na NBA atualmente,seja trocando ou draftando é o Celtics.

    O corpo médico da equipe dando o aval,escolheria ele.

  5. Sérgio Soares

    Uma coisa é arriscar as escolhas do muio pro final da última rodada, como foi o caso do Sully e do Bradley, outra coisa é arriscar a 6° pick nesse draft tão bom. Sem contar que o esses dois vivem desfalcando nosso time.
    Mas se for liberado pela equipe médica e estiver disponível para gente, não tenham dúvida que será escolhido. É um center. Coisa que não temos a anos.

  6. Antonio

    É pouco provável que chegue na sexta escolha

  7. junior cetics nordeste

    Pessoal desculpem a pergunta mas quando sera o draft e alguma tv vai transmitir?

  8. Scal

    O draft será dia 26, próxima quinta.

    Qnto ao Embiid, eu tenho muito medo, mas se chegar à sexta pick e os médicos derem o aval, eu arriscaria. Caso contrário, jogo q segue.

    Como acredito q entre as 4 primeiras escolhas ele não fica mais, estamos praticamente dependendo apenas dos médicos, se levarmos em conta a declaração do Austin.

  9. drakes

    Isaac Austin está fora do draft por causa de doença que descobriu-se a tempo para ele ter ido ao Combine e lá foi levantado que tinha problema, foram feitos testes a nível genético quando se encontrou a razão dos problemas apresentados.

    Lembrando que ele tinha feito treinos no Celtics. Além do lugar no draft, AB, Sully, Perry Jones entre outros passaram pelo combine quando se realmente fazem testes rigorosos sobre a saúde do atleta.

    No caso do Embiid, o departamento médico terá em mãos apenas o que o empresário quiser divulgar, já que ele pulou o combine,

  10. Jean

    Novo KG! Tem que apostar!

  11. Guilherme Domingues

    Vejam só Celtas de boa fé:
    Devemos trocar futuras escolhas e (quem sabe) um Jeff Green pelo Andrew Wiggins. Esse cara sim é um potencial gigante. Se quisermos voltar a ser donos da NBA, devemos pensar grande e não nos contentar com os jogadores restantes do Draft. A situação perfeita na minha opinião sobre esse Draft seria a troca pelo Andrew Wiggins e com a #6 Draftarmos Marcus Smart que além de ser um grande talento, tem uma vontade de vencer nata.
    Obrigado por sua atenção e apesar de serem poucas as chances disso acontecer, não custa nada sonhar. rsrsrs #LetsGoCELTICS !!!!

  12. Canal Jotaplays

    Eu confio e muito nos médicos do Celtics. Se eles confirmarem e derem uma resposta positiva na questão do Embiid, dá para arriscar.

    Ainda acho que a pick6# é um risco MUITO grande. Mesmo que todos sejam um risco e que seja loteria de uma forma geral, há talentos sem riscos e se bem lapidados podem dar bons frutos. As lesões do Embiid são muito sérias, e como falei em outra oportunidade: pé e costas em um pivô é quase fatal.

    Quem sou eu para falar se ele voltará a sentir. Se os médicos falarem que ele pode ficar 100% curado eu acredito, cegamente. Mas é um risco muito grande para uma pick6#.

    Outra coisa, acho que ele não passará do Jazz, não. Eles estavam praticamente certos com o Vonleh. Se o Embiid cair tanto assim, certamente o Jazz, entre Vonleh e Embiid, escolherá o Embiid. Quem mais vai perder com isso é o 76ers, que ficará sem jogador para a posição que mais precisa. 3 ou 4. Terão que ir de Exum ou Smart para a posição 2, e assim vai ser complicado e demorado para eles lapidarem.

    1 – Wiggins (Cavaliers vai querer aquele que mais se assemelha a LeBron, sabemos disso.)
    2 – Parker
    3 – Exum (Que mais chega perto de um SG)
    4 – Smart ou Embiid (Vão de armador, é certeza) ou podem arriscar em um Embiid, já que amam pivôs nesse estilo. (Shaq e Howard)
    5 – Embiid (Nenhum maluco, nem mesmo os Cavaliers, escolheria o Vonleh ao Embiid)
    6 – Gordon ou Vonleh (Mas acredito que ainda vamos de Gordon.)

    Vai ser complicado. Temos que ter a confirmação dos médicos, e ainda assim rezar para que esse cenário que listei acima não aconteça, o que é muito difícil.

  13. Marcos

    Cara,

    Estou torcendo MT para pegarmos o Embiid… Se ele chegar na 6 , com ctz o Ainge pega… Talvez ele até suba para a 4 para tentar a aposta…

    E a cereja do bolo seria enfiar picks futuras para trazer o Love:
    Rondo-Bledsoe-Green-Love-Embiid
    Pressey-LaVine-GWall-Sully KO-Faverani

    []s

  14. Rondo

    Pra uma sexta escolha não draftaria.

  15. ALEXSHIMA

    Amigos, o Joel Embiid quebrou o navicular. Esse é um osso do tarso, importantíssimo por causa da inserção do tendão tibial posterior nele. A chance de ter artrose precoce é grande … e dor crônica … déficit de marcha e de pular… Eu não draftaria, ainda mais pensando no Yao Ming (mesma fratura). Tenho certeza que a equipe médica vai vetar.

    • Vittos

      Opa, tá melhor que os médicos celtas hein.rs
      To zuando.
      Os caras vão analisar, não vão draftar se souberem que não irá render.
      Eu acredito em Smart ou Vonleh, não acho que fuja disso. Se vier Smart troca o Rondo e faz a rebuild completa.

      • ALEXSHIMA

        Amigo Vittos, sou ortopedista. Pra quebrar o navicular… tem coisa errada nesse angu… e nunca fica bom. Quer prova maior que o Yao Ming? Sempre ficar dor… sempre perde a confiança no pular, sempre fica seqüela… Tomara que o Embiid vá pras moçoilas amarelo-roxo.

        • drakes

          Peguei do último insider do CHad Ford e fiz uma tradução:

          “Fontes dizem que os pés e costas fraturas não são os únicos problemas com Embiid físicos. Existem várias outras questões que precisam ser abordadas”

          E parece que o empresário só quer mostrar os exames do problema navicular dele.

          • ALEXSHIMA

            Pra vc ver Drakes… tem caroço nesse angu. E se fosse coisa simples não iam operar correndo! Além do Yao Ming dos Rockets, tem nosso ex celta Bill Walton e o Zydrunas Ilgauskas ( anda encostado no Heat) que também quebraram o navicular e nunca voltaram ao que eram antes… Muitos desses caras crescem com uso hormonal, esteróides… a parte óssea não acompanha a parte muscular em explosão… e dá no que dá… Diferente do Sullinger e do Bradley. Eu já disse e repito, que o Embiid vá pra Califórnia, escolhido em sétimo e se junte à legião de lesionados da enfermaria deles.

          • Marcos

            Alex,

            Manda ele para outro lugar… Qq coisa com qq potencial de sucesso tem que passar longe de lá…

            []s verdes

  16. jeferson

    pick 6 embbid
    troca suly e olinik no faried
    e manda green pela pick 8 a 17 no mahimi
    fika assim
    rondon baylles pressey
    stauskas *8 bradley pietrus
    fa (deng.gay) pierce jonson
    faried humpries wallace
    embiid mahimi faverani
    seremos contenders

  17. Canal Jotaplays

    Nesse pensamento, eu já estou considerando a saída do Rondo como algo completamente possível e cada vez mais perto. Sem Kevin Love (O que é um erro tentar, na minha opinião. Tem nomes mais fáceis na FA), seria extremamente interessante o trade do Rondo. Já li muito, por exemplo, o trade do Rondo com o Sacramento Kings:

    Celtics envia Rajon Rondo
    Recebe: Ben McLemore, Isaiah Thomas + pick 8# 2014

    Celtics com picks 6#, 8# e 17# de 2014
    Time de momento sem ir no mercado:

    Thomas – Bradley – Green – Sullinger – Faverani
    Napier (17#)/Pressey – McLemore/Stauskas (8#) – Gordon ou Embiid (6#) – Olynyk

    Pressey + Bradley + Green = Monroe
    Assina com Paul Pierce pelo mínimo.
    Entubar Bass + Anthony + Olynyk = Gordon Hayward

    Entubar outros contratos:
    Bayless + Humphries + Bogans + Exceção = Gortat

    Time atualizado:
    Thomas – McLemore – Hayward – Monroe – Gortat
    6º homem: Pierce
    Napier – Stauskas – Gordon ou Embiid – Sullinger – Faverani

    É um time jovem para ser bem trabalhado pelo Stevens. Não é impossível, basta desapegar do Rondo que, mesmo eu sendo um grande fã, acho que seria bem vindo nessa altura do campeonato (Contando que não atrairemos nem Love e nem Carmelo, e que o Ainge não vá atrás de nenhum outro na FA).

    Hayward e Monroe são restritos, seriam os mais complicados. Mas Gortat todos sabem que força vir para Boston. Seria um time bem interessante. O que acham?

    Avaliem meu trabalho de GM. Haha!

  18. Renato

    Continuo firme no pensamento que o melhor para o Celtics e conseguir o Love via trade.

    Caso nao seja possivel, realmente a trade do Rondo com o Kings do que ouvi, parece ser a melhor opcao

    Talvez seja possivel trocar Green + Bass por first pick nesse draft.

    Sem duvida se conseguirmos 4 first pick neste draft e mais Mc Lemore, Sullinger, Tomas, Olynyk, Pressey, seria um time barato e com baita potencial para ser trabalhado, que nos deve dar retorno daqui a uns 3 ou 4 anos.

  19. Danilo Jeolás

    Tudo vai depender do corpo médico. Como a próxima temporada é provavelmente um retank, näo haveria problema em aguardá-lo.

  20. Léo Grochoski

    Meu sonho é o Ainge e o Rondo conseguirem atrair o Melo o que não vai ser facil até porque parece que boston só pode oferecer 18 Mi auais enquanto Bulls pode dar 22 eu acho, um trunfo pra Boston seria convencer o knicks a tentar fazer o Melo escolher o Boston, porque eles fariam isso? simples nós enviaríamos nossa pick 17 + Green, Knick não saia perdendo nós, nos livravamos do Green que é da posição do melo e enviamos uma escolha 17 o que não é o fim do mundo, teriamos como núcleo, RR, Bradley, Melo, Sully, Gortat (ele vem pra Boston haha tem uma vontade de jogar pelos celtas que da até gosto)

  21. Léo

    monteis essa trade haha ela é meio utopica, quase que só boston sai ganhando, mas rsrs seria boa.

    http://espn.go.com/nba/tradeMachine?tradeId=pkq8c4j

  22. Canal Jotaplays

    Tenho visto, em especial no Celtics Life, os rumores da troca do Rondo com o Sacramento Kings, em que receberíamos Isaiah Thomas, Ben McLemore e pick 8#

    E também o negócio com os Lakers: exceção de 10 milhões do Pierce pelo Nash e a Pick 7#. Eles estão bem interessados por esse negócio, porque querem atrair um bom jogador na FA.

    Dessa forma, ficaríamos com a pick 6, 7, 8 e 17, sem trocar NENHUM outro ativo nosso.

    Acho que é um bom lugar para se começar de novo. Quem sabe draftar Embiid, Gordon, McDermott e Napier na 17. É um time extremamente novo, mas é um bom ponto para se começar uma reconstrução.

    Se nada disso, poderíamos dar 3 dessas picks + Jeff Green ou Avery Bradley, pela pick 2 ou 3 desse draft, e trazer o Wiggins ou Parker.

    O que pensam disso?

    • luiz eduardo

      receber o NASH ?! kkk, o cara tem que se aposentar, e depende do que o ainge vai fazer com essa exceção, mais seria interessante pegar a pick #7.
      Troca de rondo: eu amo esse cara, acho ele fantástico demais, mas to começado achar que seria interessante torca-lo, seria muito melhor, pegar o smart para substitui-lo, com a #8 pegava o mcdermott, e na #17 talvez o napier, e prox ano, fazer um tank e pra pegar um dos C’s que terão no prox draft, nem precisa correr o risco de pegar o embiid, ai amigo, esse time pode ser contender por uma década, dinastia, claro, se tudo ocorrer como a gente acha que pode acontecer
      Trocar essas picks mais gree e bradley, acho dificil, pq nao sei qual seria o motivo de um GM fazer essa besteira

    • Victor

      Tudo bem que nesse comércio os Fakers abiriram um espaço de CAP mt bom, e teriam boas chances de contratar uma estrela (leia-se, Mello) mas seria uma ótima pra nós também.

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.