Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Bobby Portis impressiona os dirigentes celtas

Durante esta 4ª-feira, o Boston Celtics recebeu 6 prospectos que estarão no 2015 NBA Draft. São eles: Bobby Portis (ala-pivô, Arkansas); Jordan Mickey (ala, LSU); Marcus Thornton ( ala-armador, William & Mary); Rakeem Christmas (ala-pivô/pivô, Syracuse); Shannon Scott (armador, Ohio State); e David Kravish (ala-pivô, Cal).

Dentre os 6 analisados, Portis foi, de longe, o que mais impressionou os dirigentes celtas e o treinador Brad Stevens.

Alguns dirigentes chegaram, inclusive, a afirmar que, em termos de atitude dentro de quadra e, principalmente, intensidade, é difícil observar e ouvir Portis e não lembrar do ídolo Kevin Garnett.

O ala-pivô foi eleito o jogador do ano na divisão SEC, da NCAA. Portis é o único, dentre os 6 entrevistados, a ser considerado uma escolha certa na 1ª rodada do próximo Draft. Os especialistas em NBA Draft colocam o big man de Arkansas para ser recrutado no fim das escolhas de loteria (top-14) até a 19ª escolha.

Em uma época na qual os jogadores são recrutados mais pelo potencial do que pelo que já, realmente, demonstraram, Portis chega a ser uma aposta segura.

O ala-pivô, de 2.08m, jogou 2 anos pela Universidade de Arkansas, tendo como ápice de sua carreira universitária, o prêmio de jogador do ano na divisão SEC, mesma divisão da fortíssima Kentucky, recheada de jogadores com calibre de NBA.

Na verdade, há, pelo menos, 2 jogadores de Kentucky (Karl-Anthony Towns e Will Cauley-Stein) que tem tudo para serem selecionados antes de Portis, apesar do último ter sido coroado com o prêmio de melhor jogador da divisão SEC. Portis, de 20 anos, não deixou esse fato passar em branco:

“Eu não me importo nem um pouco isso (de ser selecionado depois dos astros de Kentucky)”, afirmou. No NBA Draft, tudo gira ao redor de sua idade. As pessoas se importam com o ano no qual você nasceu. Eles tem 18 ou 19 anos. Eu tenho 20. Então, se eu fosse um calouro vindo da Universidade, eu tenho certeza que seria um prospecto para top-5 também. Porém, está bom, não tem problema. No fundo, tudo tem um motivo para ser”, concluiu.

O Boston Celtics possui 4 escolhas para o 2015 NBA Draft, que ocorrerá no próximo mês. A melhor pick é a 16ª, a qual seria a responsável por uma eventual seleção de Portis.

O diretor celta Austin Ainge (filho do GM Danny Ainge) ficou satisfeito com o que viu dos jogadores entrevistados nessa quarta-feira. Ao comentar sobre Portis, a palavra mais utilizada por Ainge foi ”personalidade”.

“O garoto tem personalidade. É um cara forte”, afirmou Ainge. “Ele é muito físico e, para um jovem jogador, surpreendeu o seu conhecimento sobre o jogo em si. Ele tem ótimas intensidade e atitude dentro de quadra. Ele sabe passar, arremessar e driblar. Enfim, ele apresenta qualidades em todas as áreas do jogo”.

É justamente essa polivalência de Portis, a sua maior qualidade, mas também a sua maior fraqueza, na opinião dos especialistas. Isso porque o jogador, reconhecidamente, é capaz de contribuir nos 2 lados da quadra, o que deixa muitos times interessados em seus talentos. No entanto, o fato do ala-pivô não ter uma maior característica que se destaque, acaba o prejudicando no ranking de recrutamento.

“Se eu faço tudo de uma forma boa, então tá excelente”, disse Portis. “Eu não tenho que fazer tudo ótimo. Na verdade, eu sou um jogador com habilidades que muitos atletas, com mais de 2,05m, não possuem”, opinou o jogador de Arkansas.

Outro ponto que impressionou a comissão celta, é a capacidade de Portis conseguir seus pontos das mais diversas formas. Apesar de não ter tentado muitos arremessos de 3 na NCAA, o jogador acertou 46.7% de seus tiros de longe, em sua segunda temporada universitária (14-30). Esse dado é um claro indicador que o big man é capaz de ser uma ameaça tanto no perímetro, quanto no garrafão.

Já na defesa, o prospecto chama atenção por ter uma boa agilidade lateral, saber se posicionar e, principalmente, por ser um cara concentrado, que joga sempre com intensidade e sem medo de um jogo mais físico.

A par disso, o Celtics concluiu que, sem sombra de dúvidas, a melhor qualidade de Portis é o seu desejo de vencer.

“Eu sou um vencedor”, afirmou o vencedor de MVP da divisão SEC. “Ao longo de minha vida, eu sempre levei meu time a realizar boas campanhas. No ensino médio, eu venci 4 campeonatos. Na faculdade, eu levei Arkansas, um time que não vencia, a participar do March Madness”, disse, orgulhoso, o prospecto.

Por fim, o jogador concluiu: ”Alguns jogadores apenas jogam por jogar; eu jogo para vencer. Jogar por jogar significa que você quer estar dentro de quadra e atuar por 30 minutos, para poder dizer que atuou por 30 minutos. No entanto, quanto a mim, se eu estiver na quadra por 5 minutos, eu vou lá para dar o meu máximo. Isso, senhores, é jogar para vencer”.

Após o primeiro dia de análises, Portis pode dizer, também, que foi o melhor entrevistado em Boston, onde personalidade, dedicação e coração são sempre características que agradam.

Abaixo, 2 vídeos realizados pelo Draft Express, exibindo os pontos fortes e fracos de Bobby Portis:

Pontos Fortes:

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=oyxfkgW6jzo”]

Pontos Fracos:

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=ltIGqC_gpUM”]

 

Author avatar
Rômulo Portugal
Rômulo é carioca, advogado, e fã de futebol, NBA e NFL. Acompanha o Celtics desde 2003. Seu fanatismo pelo maior campeão da NBA o fez torcer para os demais times de Boston. Como bom carioca, é Vascaíno. Tem Paul Pierce como primeiro e grande ídolo na NBA.

12 comentários

  1. Anderson

    Impossível ver esse garoto jogar e não enxergar o KG, eu gostaria muito de ver o Celtics apostando nele.

  2. Fernando Nakashook

    Um dos meus favoritos desse Draft!

    Lembro que ano passado um dos fatores que fizeram o DA decidir pelo Smart foi exatamente a personalidade e desejo de vencer que ele tem, e vimos o resultado durante essa temporada. Tenho a impressão que com Bobby Portis poderíamos ter a mesma grata surpresa.

  3. Thiago Matos

    Já virei fã desse Portos….. Que cara zika nas entrevistas… Ele junto do Smart teremos uma dupla muito aguerrida

  4. Jota

    Rapaz, moleque me conquistou na entrevista mesmo (E eu já tinha visto outras dele) Personalidade é tudo dentro de quadra. Às vezes é o que faz o upside da maioria dos jogadores. Tendo personalidade e mentalidade para vencer pode-se alcançar até mais do que sua capacidade permiti. Isso é algo que marcou os jogadores e os torcedores do Celtics nos últimos anos com Garnett, Pierce e Rondo. Essa vontade de vencer e evoluir é tudo. Sem contar outros jogadores que também nos ajudaram a chegar “lá”.

    Já até imaginei o Portis dando broncas, gritando na cara e batendo no peito alá Garnett no futuro. Tem tudo para ter uma persondade parecida com a do KG.

    Eu gosto do jogo do Portis. Ele não tem hype nenhum e isso é bom para nós. Tem jogadores extremamente mais crus, mais novos e menos focados no basquete quando estão em quadra (Vide Kelly Oubre) que estão lá em cima pelo hype, nada mais.

    Se não acontecer nenhuma troca e o Celtics for escolher na 16ª pick eu ficaria feliz se fosse o Portis, mas isso implicaria claramente na troca do Sullinger posteriormente. Quem sabe envolver o Sullinger em uma troca pelo nosso tão querido e esperado pivô.

  5. Fernando C S

    Jota, concordo que a vinda do Big Ticket Junior significa uma tendência de saída do Sully. Mas… eu vou torcer, no caso de vinda do Portis, pela saída do Cabeleira. Explico: com o Portis como sombra (e quem sabe berrando na orelha) o Sully se emenda?

    • Jota

      Até concordo que a troca do Olynyk é melhor que trocar o Sullinger, mas o Sullinger aparentemente é um ativo melhor por ser claramente um melhor jogador.

      Ainda assim, ter Sullinger e Portis brigando por minutos na mesma posição talvez não seja uma boa coisa, uma vez que o Sullinger estará no seu último ano de contrato e mesmo que faça um basquete que mereça renovar, já teríamos o Portis para evoluir na posição.

      Sendo assim, esse contrato para o que ele pode render pode ser um ativo de ouro na offseason, inclusive para trocar com Kings (Que precisa de PF) ou mesmo com os Nuggets ou Hornets (Que também precisam de PF).

  6. Fernando C S

    Adiciono: este menino tem o perfil Celta. Que seja bem vindo.

  7. Renato

    Esse tipo de entrevista realmente entusiasma, mas ainda sou a favor de subir no Draft.

    Meu maior desejo e Hezonja ou Winslow

  8. Olha a cara de mal desse guri, já até me lembrei da cara do KG dando bronca no Allen e o Ray Allen olhando pro outro lado como se nada estivesse acontecendo, hahaha. Que venha o Portis.

  9. Luyde

    Eu particularmente não tenho como preferencia na nossa primeira escolha o Portis mas se ele sobra não seria uma escolha ruim não, longe disso. Entre o Portis e o Kaminsky,que ta caindo absurdos nos mocks, eu prefiro muito mais o Portis. Eu olhei alguns mocks e alguns estão pondo o Oubre depois da #16, o futuro do Oubre pode ser muito promissor visto que muitos jogadores mesmo jogando não tudo esperado no college conseguem em 2 a 3 anos se tornarem bons jogadores ou até mais.

    Minhas picks seriam assim
    #16- Oubre Jr ou Portis ou quem sabe por um milagre o Turner sobrar.
    #28- Upshaw se o esperado se concretizar e o Turner ficar entre as 15 primeiras picks e consequentemente draftarmos o Oubre ou o Portis na pick 16
    #33- Cliff Alexander outra decepção no college, mas o cara foi o segundo no top recruiting só atrás do Okafor, e na segunda rodada seria um baita steal
    #45- Não tenho ninguém em mente mas não acredito na gnt mantendo essas 4 picks

  10. drakes

    O time já é muito jovem, cheio de jogadores se desenvolvendo, eu preferia troca-las por um jogador já testado.

    Além de trocar uma ou duas picks pegar um europeu e utilizar o stash, deixando ele lá pegando experiência, pensando em um deles: Aleksandar Vezenkov , Nikola Milutinov, Cedi Osman.

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.