Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

Crowder precisa amadurecer e transformar o “desrespeito” em motivação

Camisas do Boston Celtics com desconto

Desde que chegou a Boston, Jae Crowder tem chamado atenção do mundo da NBA, pelo o que faz dentro das quadras, ao mostrar um estilo de jogo físico e aguerrido. Nos últimos meses, contudo, como já reportado pelo Celtics Brasil, o camisa 99 também passou a dar manchetes pelo o que faz fora das quatro linhas, ao demonstrar um comportamento irritadiço e ser dono de um pavio extremamente curto, especialmente com o maior patrimônio do Boston Celtics: a sua torcida.

Na noite de ontem, o ala, oriundo do 2012 NBA Draft, nos deu mais uma prova dessas duas facetas expostas acima.

Antes mesmo da bola subir para o jogo contra o Utah Jazz, o jogador, atual titular da ala celta, viu sua própria torcida aplaudir e reverenciar Gordon Hayward, também ala, que é jogador da equipe adversária.

Crowder não gostou nada disso e deixou isso bem claro nas redes sociais, como já noticiado pelo Celtics Brasil, em matéria feita pelo amigo Gustavo Arruda.

E, quer saber? Eu não tiro a razão de Crowder.

Quando se entra no TD Garden, você nunca sabe o que vai acontecer, mas muitos (senão todos) descartariam a hipótese de aplaudir um ala adversário, a menos que ele atenda pelo nome de Paul Pierce.

Entretanto, por se tratar de Hayward, há várias nuâncias que devem ser consideradas e que talvez expliquem (embora não justifiquem) a reação explosiva do jogador celta.

Além de Crowder e Hayward jogarem na mesma posição, como dito acima, o camisa 20 de Utah foi o melhor jogador que passou sob o comando de Brad Stevens, atual treinador celta, enquanto o mesmo exercera a função de treinador da Universidade de Butler.

Adicione a essas informações, o fato de Hayward, muito provavelmente, tornar-se agente livre irrestrito na próxima offseason e os inúmeros rumores que afirmam que o Celtics planeja reunir, mais uma vez, Stevens e seu ex-pupilo dos tempos de College. Portanto, não restam dúvidas: Jae Crowder está inseguro.

Ao ler esse último parágrafo, você deve ter pensado o mesmo que eu: “Ora, mas ele é um profissional. Qualquer um sofre pressão em seu emprego, cabe ao Crowder saber lidar com isso da melhor maneira possível”. E você está certo. Construiremos o trecho final desta matéria em cima dessa assertiva.

Como mostra o tweet acima, Jae Crowder sofre com desconfiança, acerca do seu talento, desde cedo. O camisa 99 do Celtics foi recrutado apenas na segunda rodada do 2012 NBA Draft e teve que trabalhar pesado, desde seu primeiro dia de NBA, para provar que merece estar na melhor liga de basquete do mundo.

Quando enviado para Boston, na troca que envolveu a ida de Rajon Rondo para o Dallas Mavericks, Jae Crowder foi, novamente, desafiado e, até o presente momento, superou, e muito, as expectativas, tanto que teve seu contrato renovado na penúltima offseason, por um valor total de US$ 35 milhões.

Como dito ainda no primeiro parágrafo, Jae Crowder detém um estilo de jogo aguerrido e uma personalidade forte. Se o atleta chegou até aqui, é devido ao seu coração, é porque acreditou em seu talento, quando poucos – ou ninguém – acreditaram.

Hoje, o ala é titular da posição 3 da equipe mais vencedora da história da NBA, possui um contrato milionário e quase conseguiu entrar no segundo time de defesa da liga, na última temporada. Seu progresso é, além de notório, incontroverso.

Todavia, o bate-boca no qual Crowder se envolveu, na última noite, por meio do Twitter, expôs que o jogador, apesar das inúmeras conquistas alcançadas em poucos anos, ainda se sente desprestigiado e que seu comportamento agressivo, na verdade, serve como escudo para defender-se dos poucos torcedores que ainda o veem como um jogador inútil ou de pouco valor.

Entretanto, o atleta precisa perceber que essa exposição só o prejudica e que também precisa mostrar maturidade fora das quatro linhas, para ter uma carreira longa e bem-sucedida na NBA.

De qualquer modo, na noite de ontem, também pudemos perceber que a mera possibilidade de ser desrespeitado ou desvalorizado por sua própria torcida, fez com que Crowder tivesse, muito provavelmente, sua melhor atuação na presente temporada.

Afinal, o “inimigo” Gordon Hayward, embora tenha conseguido 23 pontos (7/14 FG), não brilhou como em muitos outros jogos da atual temporada, e muito disso se deve à marcação exercida por Crowder, que também impactou na quadra ofensiva, ao angariar 21 pontos em apenas 8 arremessos tentados (sendo que 6 foram convertidos, daí inclusos, 5 acertos em 6 bolas de três tentadas).

Além das estatísticas, vimos um Crowder mais agressivo ontem, que buscou a infiltração mais vezes, além de ter distribuído passes mais ousados e criativos, enquanto esteve em quadra.

Portanto, vimos que Crowder foi capaz de canalizar toda a raiva que sentiu, pelo suposto desrespeito que fora alvo, e transformou tudo isso em sua melhor atuação em 2016/2017. O jogador, “apenas”, pecou em não se contentar com sua grande atuação e expor isso, de forma irracional e tola, nas redes sociais.

Cedo ou tarde, o camisa 99 de Boston vai cair em si e entender que aqueles que o vaiam ou depreciam serão os mesmos que o irão aplaudir e reverenciar, quando o jogador elevar o nível de seu jogo, como o fez ontem, e for decisivo para trazer vitórias e títulos para o Celtics.

Talvez, Jae Crowder não jogue para conquistar o respeito dessa meia-dúzia de torcedores que aplaudiu Gordon Hayward na noite de ontem.

De todo modo, o ala mostrou, mais uma vez, ser passional, dentro e fora das quadras. Por tudo que passou e teve que superar, para chegar até aqui, eu compreendo seu comportamento e vejo sua agressividade como nada mais que um escudo para defender-se de alguns torcedores que ainda o veem como um simples jogador de segunda rodada, sem nenhuma utilidade.

Você merece respeito, sim, Jae Crowder.

No entanto, precisa entender que os torcedores, por mais ilógico que alguns de seus comportamentos possam parecer, possuem o direito de aplaudir e torcer para quem bem entendam.

No fim, a lição é que Crowder deve focar apenas naquilo que está em seu controle, que é progredir seu jogo, algo que tem feito com tanto sucesso desde que desembarcou em Boston, e não se preocupar com o fato de que alguns torcedores de seu time prefiram outros a ele.

Por ora, só o resta pensar no próximo jogo e deixar que os aplausos e vaias caiam onde quer que queiram.

O amadurecimento vem com o tempo e, com sorte, Jae Crowder também mostrará avanços nessa área.

15 comentários

  • A torcida tem que aplaudir o SF do time adversário, vai que assim Crowder vai se entregar todo jogo…

  • Este assunto parece dividir o pessoal do blog, como eu falei no outro tópico, ele pode e deve se sentir mal e transformar isso em dedicação para nunca mais ter de escutar isto, mas brigar com a torcida e sugerir que pode sair é pegar o caminho mais fácil, é o caminho do “se não estão satisfeitos eu vou embora”, quando deveria ser “vou provar que vocês já tem o jogador que precisam nessa posição”.

    Não sei onde estava essa indignação quando a torcida fez campanha pelo Durant… Se ele entendia que na época era porque a torcida queria o melhor para a equipe, porque agora é falta de respeito com ele?

    1. O próprio Crowder foi com os dirigentes e jogadores celtas, quando a gente se reuniu com o KD. Isso mostra que ele não é louco, sabe que o Durant é bem mais jogador, rs.

      Quanto ao Hayward, a diferença entre os dois, é BEM, BEM menor. E se o Hayward vier, vai ser pelo máximo. Crowder recebe apenas US$ 7 milhões. A diferença entre os dois é gritante, ao ponto de pagarmos 20 milhões a mais pelo primeiro? Eu acho que não.

      Fora que o Hayward será como o Al Horford, é bom jogador, mas não será aquele que nos fará bater Cleveland ou Golden State, por exemplo.

      Se ele vier, ok, não vou achar ruim, mas a diferença entre os dois não é gritante, MESMO!

      1. Eu concordo Rômulo, também não vejo no Gordon o que alguns vêem, mas não vejo como falta de respeito dá torcida querer um jogador do calibre dele no time, e não acho que essa análise de valores estivesse na cabeça dos torcedores naquela hora.
        É esse o paralelo que eu faço com o Durant, não era pessoal ou desrespeito naquela época e continua não sendo agora, é só torcedor querendo o melhor para a equipe.

  • Melhor esquecer o Cousins. Traz o cara não. Deixa pra lá.
    Se com um extra campo desses do Crowder tão fazendo essa barulhada toda, imaginem o garoto problema aq.
    Na minha opinião foi uma falta de respeito com o Crowder sim, e ta no direito, desde q não desrespeite ninguem, cuspir parafuso o quanto quiser.
    E sim, eu quero muito o Hayward no time temporada q vem. E pode da a 20 pra ele q ta vaga não sei pq……

  • Crowder tem que entender que se a torcida está querendo um cara que joga na posição 3, e os rumores estão surgindo com essa possibilidade, é por um único e exclusivo motivo:
    – Porque ele não ta jogando o que se espera de um SF titular de uma equipe contender. PONTO!

    Se ele tivesse jogando todos os jogos da temporada como jogou o de ontem, eu DUVIDO que alguém estaria especulando Hayward nesse momento.

    Então ele tem que falar menos e jogar mais!
    Se não sabe conviver com rumores, desaprovação de torcida e coisas do tipo, me desculpe, mas vai ser caixa de supermercado, pois essas situações são inerentes a profissão.

    Hoje o Milsap disse que estava super chateado com os rumores em cima de trocas envolvendo o seu nome, e sabem o que ele disse pro jornalista?
    “Meu coração está aqui em Atlanta. É aqui que quero ficar”

    O Crowder sem ninguém nem perguntar, foi la no Twiter e escreveu que não da a minima pra sair da equipe, se for o caso.

    Perceberam a diferença aí?

    Então não…eu nunca vou dar razão pra ele no que aconteceu ontem.

    Ele pode discutir com treinador, com companheiro, cobrar minutos, fazer oque quiser. Mas bater boca com torcedor não!
    E isso ele já fez uma PENCA DE VEZES!

    Precisa ser repreendido por isso!

  • No meu entendimento “mimimi” do Crowder.

    O fato dele se sentir ameaçado pelo Hayward demonstra que percebe o valor do adversário como potencial concorrente pela titularidade na equipe.

    Até aqui o fato me parece de menor importância.

    Claramente, para o DA e administração do Celtics, o Crowder pode achar o que quiser sobre o assunto, DESDE QUE FIQUE NO PLANO PESSOAL.

    Se ele tivesse a coragem de questionar a administração da franquia, ouviria: faremos o melhor para a equipe. Você é melhor que o Hayward? Demonstre em quadra!

    Inaceitável ele questionar a manifestação de alguns torcedores.

    Compete ao Crowder conquistar o carinho. Não se trata de uma doação, mas de uma conquista.

    Neste sentido, a atitude tomada colabora para afasta-lo de alguns. Quem perde é ele mesmo.

    Uma orientação que me parece necessária ao Crowder (e devaria ter sido passada pelos pais há muito): primeiro pense e depois fale.

    Certamente ele foi repreendido, não gostou da reação, e está reprimido.

    Boa notícia: creio que ele vai de manter motivado em razão do assunto pelos próximos jogos.

  • Observação adicional: o exemplo de conduta está bem ao seu lado.

    Em quantas oportunidades.na vida o IT não foi subestimado? Ele demonstra o seu valor no basquete agindo no lugar certo.

    Jae: a resposta é na quadra.

  • Na minha opinião foi vergonhoso a reação dá torcida celta em relação ao Crowder, uma coisa é vc apoiar uma situação como ele fez pra fortalecer a equipe, caso Durant, outra é a torcida aplaudir um adversário que nunca defendeu o uniforme Celta, desprestigiando seu jogador em sua casa, qualquer um ficaria muito mau no lugar dele, e esse Gordon aí é meia boca, sou mais o Crowder, nossa torcida é conhecida por ser o pavor dos adversários, e não por aplaudi-los…

  • Concordo plenamente com o Daniel. Se está com medo de perder a posiçao de ala titular, usa como motivaçao e joga como nunca jogou antes, assim ninguém vai preferir outro no seu lugar, porra. Na minha opinião, provou que não sangra verde quando declarou que não teria problemas em deixar o time, em resposta ao torcedor celta. Sem falar que o Crowder poderia jogar como titular da posição 4 pro Hayward jogar na 3 e dariamos adeus ao Amir Johnson, por que não?

  • Cara na minha opinião foi mancada da torcida com ele verdade que ele exagerou dps.

    Mas de qualquer maneira a pouco tempo atras o proprio crowder foi a reuniao tentar convercer o bundant a jogar no Cetics a questao e que o Kevin o durant e um jogador fora de serie diferente do Hayward.

    Primeiro de tudo que Gordon Hayward sequer nunca foi all star alem de nao ser nem um pouco decisivo pra quem nao sabe na hora que aperta que geralmente tem que decidir no Utah é o Rodney Hood.

    E o mais importante pra quem acha que o Hayward é o cara pra resolver os problemas no celtics ELE NAO VAI RESOLVER PORRA NENHUMA assinado com o celtics na temporada que vem pelo max(obvio que nao aceitaria menos que isso por que tem time que vai oferecer) e em 2018 o Boston renovando com Bradley e thomas continuamos com um time incapaz de bater Lebron ou Warriors pois ninguem no nosso time é uma superestrela.

    Pra fechar Crowder pelo contrato mereca que vai ate 2020 seria muito melhor manter ele que pagar um max e foder o cap por causa do branquelo e pra quem fico putinho com as atitudes dele saiba que ele ja tem um pe fora do time DA e BS sabemque ele precisa ser trocado para abrir espaço para o Jaylen Brown que ele sim tem potencial de superstar so estao esperando uma troca boa pois apesar de nao ser craque com o contrato que tem crowder tem um valor mt bom

  • Para mim o crowder errou…… Mudando o assunto gostaria mesmo era de ver o okafor e o Noel alem de Tony Allen e sendo bastante polémico o Ray Allen dois veteranos que demostram interesse em voltatar ao time dois cara decisivos acostumados com jogos duros e passariam bastante experiência para os nossos garotos sem falar que o Ray é genial na bola de três e ainda dos garotos como o Noel e o Okafor séria bem melhores que hayward. Se o aing conseguisse esses caras…

Comments are closed.