Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

O mundo pintado de verde

No próximo domingo (17) será comemorado, em todo o mundo o dia de São Patrício. Muitas celebrações vão se estender por todo o fim de semana, mas antes de cair na bebedeira é importante saber quem foi Saint Patrick e por que esse dia é tão especial para o Boston Celtics.

Saint Patrick (São Patrício, como é conhecido por aqui) viveu entre 387 e 461 D.C., e foi um missionário encarregado de converter os irlandeses ao cristianismo. Patrick é considerado o fundador da igreja católica na Irlanda. Porém, alguns séculos se passaram para acontecerem as primeiras celebrações em homenagem a Saint Patrick.

As primeiras comemorações do dia de São Patrício datam de antes do século XVI e aconteciam no aniversário de morte do santo: 17 de março. A homenagem seria feita da seguinte maneira: de manhã o povo deveria ir à igreja, para rezar em nome de Saint Patrick, e, à tarde, a baderna estava liberada. Em pouco tempo, as celebrações se espalharam pelo mundo.

Quando chegaram ao norte da América (hoje Canadá e EUA), os irlandeses levaram não apenas seus pertences, mas também seus costumes e tradições. A primeira festa de Saint Patrick nos EUA ocorreu em Boston, no ano de 1737. Em 1762 a celebração foi parar em Nova York. Hoje, a Big Apple recebe anualmente 150 mil pessoas, na maior festa em homenagem a Saint Patrick. Não é de se estranhar que as duas primeiras celebrações nos EUA ocorreram em Boston e em New York, pois foi nestas cidades que se instalou o maior número de irlandeses.

O Saint Patrick´s Day tornou-se feriado na Irlanda apenas em 1903. E somente na década de 1990 o governo irlandês decidiu usar o dia de São Patrício como forma de divulgar a Irlanda e sua cultura para o mundo. O primeiro festival de fato do Saint Patrick´s Day foi registrado no dia 17 de março de 1996. Hoje a celebração acontece em cinco dias e conta com desfiles pelas ruas, muita festa e cerveja, e claro, acaba no dia 17 de março.

O dia de São Patrício é celebrado hoje em países como: Irlanda, Irlanda do Norte, Inglaterra, Canadá, EUA, Argentina, Austrália e Nova Zelândia. A cultura do Saint Patrick´s Day ainda não “pegou” totalmente por aqui, mas se você quiser celebrar, veja abaixo uma lista de bares que irão comemorar o dia.

O porquê da cor verde

Inicialmente, a cor associada com São Patrício era a azul. Mas ao longo dos anos a cor verde passou a ser mais relacionada com o santo. Saint Patrick usava um trevo verde de três folhas para explicar o conceito de Divina Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) aos irlandeses. Ao longo do tempo o trevo se tornou um símbolo da Irlanda, e sua cor também. Hoje o trevo e o verde são imediatamente relacionados ao povo irlandês.

O Saint Patrick´s Day na NBA

A primeira homenagem ao povo irlandês, no basquete dos EUA, ocorreu em meados da década de 1910, quando nasceu um time em Nova York chamado New York Celtics. A equipe recebeu esse nome com o intuito de atrair os muitos irlandeses que moravam na Big Apple. Porém, o Original Celtics, como era conhecido, não durou muito e acabou no final da década de 1920. Mas alguns anos depois, outro Celtics apareceu, e dessa vez, para ficar. O Boston Celtics possui como símbolos o Leprechaun e o trevo de três folhas, que são típicos da tradição irlandesa.

Além das comemorações que ocorrem nas muitas cidades dos EUA (a fonte da Casa Branca é pintada de verde e o rio de Chicago também fica esverdeado), alguns times da NBA também homenageiam Saint Patrick, usando um uniforme verde. Algumas das equipes que fazem homenagem ao São Patrício são: Chicago Bulls, Dallas Mavericks, New York Knicks e Toronto Raptors.

Como o uniforme titular do Boston Celtics já é verde, a equipe Celta passa a usar uma camisa especial, com verde e detalhes em dourado.

Onde comemorar o dia de São Patrício no Brasil

Dica de alguns bares e festas para celebrar o Saint Patrick´s Day:

São Paulo

■ All Black
■ CB Bar
■ Drakes
■ Dublin
■ Finnegans
■ Frangó
■ Kiaora
■ Liverpool
■ Melograno
■ O´Malleys
■ PJ Clarks
■ Republic
■ Rhino PUB
■ St. John´s
■ The Blue PUB
■ The Joy

Campinas

■ Nosso Bar
■ Bar do Will
■ Bar Brejas
■ Espaço Mog
■ Grainne´s

Curitiba

■ Slainte
■ Sheridans PUB

São Carlos

■ St. Patrick
■ Seo Gera

Ribeirão Preto

■ Vila Dionísio

São José do Rio Preto

■ Dionísio

Marília

■ Copacabana

Porto Alegre

■ Dublin

Belo Horizonte

■ St Patrick’s Day BH

Hoje é dia de vestir verde. Se você tiver uma camisa do Boston Celtics, vista-a. Caso não use essa cor, seus amigos poderão realizar uma antiga tradição do Saint Patrick´s Day: beliscar quem não estiver trajando verde.

Author avatar
Flávio Catandi
Jornalista e Radialista apaixonado por basquete. Participa do Celtics Brasil desde 2008. Já foi redator, colunista e hoje é editor do site. Nas horas vagas gosta de escrever roteiros e gravar curtas e documentários. Pode ser encontrado na cidade de São Paulo com uma camiseta Celta.

9 comentários

  1. Giovana Guimarães

    Ótimo texto! E viva St. Patrick!

  2. Lodymd

    Vida longa a St. Patrick e ao amado Celtics! (Sou Palmeirense, logo, visto verde por DENTRO E POR FORA)

    ETERNAL GREEN!!!!!

  3. Eduardo Thomaz

    Excelente texto… Parabéns….

  4. RFORNER

    essa foto é demais

  5. Luiz Thomaz

    Belo texto. Parabéns

  6. Rafael Bittencourt

    E em São Luis? rsrs

  7. Ótimo texto, parabéns.
    Uma pena eu morar em uma cidade tão minuscula, se eu falar em Saint Patrick`s Day por aqui, vão me chamar de louco, rsrs

  8. […] e o padroeiro irlandês é um dos grandes símbolos da franquia mais vencedora da história da NBA, sendo tema de posts especiais do Celtics Brasil em todos esses anos. Como já é de praxe, os celtas atuarão com uma camisa especial na véspera e […]

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *