Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

O que esperar de Luke Harangody?

Loja de camisas da NBA

Jogador que veio no draft e não trouxe nenhuma empolgação para os torcedores, parece agora, provar todos os seus títulos individuais.

O atleta atuou quatro temporadas pela Universidade de Notre Dame, jogando em média 29 minutos, fazendo 19.2 pontos e 9.5 rebotes. Esses altos números podem enganar, já que o fraco poderio ofensivo de sua equipe fazia o atleta muito atuante em seu time. Apesar disso, Harangody acertou 47.6% dos chutes e ainda 32.6% para 3 pontos.

Luke era um marcador de elite na faculdade. Com média de mais de 20 pontos por jogo em cada um dos seus últimos três anos, ele quase sempre leva a sua equipe nas costas na conferência considerada a mais difícil (Big East) da NCAA, a liga universitária de basquete dos EUA.

Possui um bom chute de fora do garrafão. É um dos jogadores mais difíceis de se jogar contra, é corajoso, forte e persistente, absorve o contato bem e possui um bom aproveitamento da linha do lance livre. Sabe usar seu corpo e se movimenta e posiciona-se bem para pegar rebotes, inclusive ofensivos além de possuir muitos duplos-duplos na carreira.

A maior fraqueza de Luke é sua falta de capacidade atlética, a explosividade e a altura, resultando em falta de uma verdadeira posição em quadra. É muito lento para jogar de 3 (ala) e muito baixo para jogar de 4 (ala-pivô). Ele tem a habilidade para o chute, mas não consegue sempre acertá-los. Ele chutava muito na universidade, e consequentemente errava demais, já que seu time não possuia capacidade ofensiva.

Defensivamente seus movimentos são uma responsabilidade, e ele luta para manter-se contra atletas mais altos e mais rápida na NBA, já que teoricamente jogando de ala-pivô, os atletas vão ganhar pelo alto e jogando de ala iriam vencer a disputa pela velocidade.

Isso foi dito no draft do atleta. Depois disso, ele jogou a Summer League, assinou contrato e agora está junto com o time que será usada na pré-season. Será que ele fez juz a escolha?

Na Summer League, ele fez 16.6 pontos, 6.8 rebotes e 1.6 em 28 minutos de média.

Pra mim, foi disparado o melhor jogador do Celtics na Summer League. O único que estava sempre bem, em todos os momentos do jogo. Tem um excelente arremesso, tanto pra 2 como pra 3. Se posiciona muito bem para pegar rebotes e também para estar livre para o arremesso. Não sentiu em nenhum momento sua baixa estatura ou menor velocidade para jogar de ala. Tem totais condições de atuar na NBA.

Ele que já foi para o time de rookie no seu primeiro ano de NCAA em 2007, em 2008 foi o melhor jogador da sua conferencia, indo para todos os first teams possíveis assim como em 2009.

Agora, na pré-season, ele jogou 8 jogos. Tem médias de 5.3 pontos e 3.9 rebotes em 14 minutos. No jogo contra o Knicks, e mais diretamente, contra Amar’e Stoudemare, ele fez 16 pontos e pegou 12 rebotes, sendo 4 ofensivos, sua melhor atuação. No jogo anterior, contra o 76ers, já havia feito 11 pontos.

O que pode se esperar então, deste jogador?

Na sua posição de ala-pivo, a posição que parece que o atleta vai mesmo jogar, tem Kevin Garnett que é 10 cm mais alto que ele, Glen Davis e também Jermaine O’Neal que pode ser improvisado. Ele seria util?

Garnett é titular absoluto, mas todos sabemos que se ele der tudo na temporada regular ele não joga os playoffs. Glen Davis é raça pura, mas é muito inconsistente. Ele é mais alto que Luke, mas é mais pesado. Ou seja, no final, Luke deve pular mais alto que ele, nao tornando isso um problema.

Na questão dos arremessos, Luke provou ter um chute muito bom. No perímetro, Garnett geralmente não erra, Harangody provou que também não. E ainda tem um chute a distancia melhor que o de Garnett.

Luke Harangody acertou 1 em 3 chutes de 3 pontos na pré-season, mas não foi tão bem nos chutes em geral, apenas 36% em 6 jogos. Os tiros livres, ele também tem que melhorar, acertou apenas 10 em 15.

Sinceramente, para mim Luke tem tudo para se tornar um excelente jogador. Depende agora, de Doc Rivers dar a ele chances que ele não deu para outros jogadores draftados. A escolha dele, na posição que foi, foi otima para o time! Jogador na qualidade dele, nessa posição é mais que uma sorte!

Estamos com você, e voce vai fazer muito pelo Celtics, Luke!

Não esqueça de seguir o twitter do Celtics Brasil. Noticias daqui são atualizadas em primeira mão para vocês. @celticsbrasilbr

Por: Guilherme Camillozzi

2 comentários

  • Acho que apesar da dificuldades Harangody pode ser de grande utilidade no elenco do Celtics pois a temporada é muito longa e como ja sabemos os nossos principais jogadores ja nao sao mais rokies portanto mesmo que nao seja tao importante Luke juntamente com Rondo Perkins Nate e Bradley podem formar a base do futuro do time Green!! Go Celtics!!

Comments are closed.