Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

25/06/2015: A data que marca o começo do fim do rebuilding

Hoje, dia 25/06/2015, começa, oficialmente, o terceiro ano do processo de reconstrução do elenco do Boston Celtics.

Às 20:00h (horário de Brasília) será dado início ao 2015 NBA Draft. E, nele, também começa a diversão.

Nos últimos dias, foi difícil para o torcedor celta acompanhar todos os rumores nos quais o maior campeão da NBA foi envolvido. Vimos o GM Danny Ainge expressar, publicamente, seu desejo em obter uma escolha melhor no recrutamento de logo mais. Assistimos a Isaiah Thomas abraçar o papel de recrutador de grandes talentos e comunicar a DeMarcus Cousins, via Instagram, que o quer em Boston. Não obstante, ficamos acompanhando as especulações de que o Celtics vai com tudo atrás dos talentos de Kevin Love, após o All-Star declinar a opção de permanecer em Cleveland por mais uma temporada. Chega a ser cansativo ler esse último parágrafo, mas a semana tem sido assim. O Boston Celtics está envolvido em diversos rumores.

Esse cenário é exatamente com o que a franquia de Massachusetts sonhava, ao ter apertado o botão do rebuilding há 2 anos, quando negociou os eternos ídolos Paul Pierce e Kevin Garnett, na noite do 2013 NBA Draft. A partir daquela troca, o Celtics começou a colecionar tantas escolhas de Draft quanto possível, sempre tentando acelerar seu retorno ao status de equipe candidata ao título.

Durante esses 24 meses percorridos, a equipe de Boston montou um núcleo jovem e competitivo de jogadores, assistiu a Brad Stevens consolidar-se como um dos melhores jovens treinadores da NBA, bem como comemorou o retorno aos Playoffs já na segunda temporada do processo de reconstrução. Todos esses acontecimentos fizeram a liga e o mundo voltarem a dar olhos para o Celtics.

Sendo assim, o maior campeão da NBA chega, para o recrutamento dessa 5ª-feira, possuindo quatro escolhas ( 16ª, 28ª, 33ª e 45ª) e incontáveis opções. Ainge não esconde que deseja subir de escolha no NBA Draft e está disposto a negociar uma ou ambas escolhas de primeira rodada, que o Celtics possui, para atingir tal feito. O GM celta, inclusive, reconheceu que não faz a menor ideia de como as coisas se desencadearão nessa noite. A única certeza é que o Celtics adotará uma postura agressiva, sempre visando a transações que deem a Boston o empurrão necessário para que a cidade volte a sonhar com coisas maiores em 2015/2016.

Logo, o 2015 NBA Draft será apenas o começo do vapor em uma panela de pressão que explodirá de tantos rumores. Após essa noite e até meados de Julho (a offseason começa, oficialmente, em 1º/07/2015), o Celtics ver-se-á mergulhado em um mar de especulações. As recentes notícias envolvendo Celtics, Cousins e Love apenas ratificaram que a equipe de Boston está disposta a entrar em qualquer conversa sobre qualquer jogador impactante disponível, seja via troca ou por aquisição direta. E para realizar tais feitos, o maior campeão da NBA conta com um enorme espaço em sua folha salarial, um assustador estoque de escolhas e um núcleo jovem e intrigante de jogadores que podem vir a ser negociados.

Há quase duas décadas, o torcedor celta não via sua equipe chegar à offseason com espaço salarial suficiente para atrair um grande nome da NBA. Os últimos meses de Julho foram caracterizados por um Celtics com salários comprometidos e com a franquia sendo mera expectadora de outros times realizando grandes negociações. Afinal, o Celtics só podia se dar ao luxo de assinar com jogadores pelo mínimo de veteranos ou fazendo uso da mid-level exception.

Hoje, no entanto, o cenário mudou. O Celtics tem todas as opções ao seu dispor. A franquia conquistou o direito de se colocar na posição de sempre estar envolvida nos rumores que tratem dos principais jogadores disponíveis. Esse fato, certamente, fará com que essa noite e essas próximas semanas sejam recheadas de expectativas e sonhos para o torcedor celta.

Desse modo, aproveitem cada indireta que Isaiah Thomas solta nas redes sociais (veja, abaixo, alguns momentos em que o camisa 4 de Boston causou rebuliços), sempre tentando convencer algum grande jogador a assinar com o Celtics. Gaste alguns momentos imaginando e montando o Celtics com aquele jogador que pode sair de sua atual equipe. Fique empolgado ao ver que o eterno camisa 34 de Boston, Paul Pierce, pode retornar e encerrar sua carreira na franquia que defendeu por 15 anos.

https://twitter.com/Isaiah_Thomas/status/606982030581104641

https://twitter.com/Isaiah_Thomas/status/608016896617771009

https://twitter.com/Isaiah_Thomas/status/609480736685449216

Há 2 anos, ninguém imaginava que, já em 2015, o Boston Celtics estaria nessa posição de ser alvo de infinitas especulações e ser a potencial casa de grandes jogadores. Não ganhamos de graça esse direito de sonhar com grandes transações. Tudo foi conquistado através de cada troca realizada pelo competente GM Danny Ainge nas duas últimas temporadas, que sempre teve como objetivo evitar que o Celtics entrasse em um rebuilding que se eternizasse pelos anos.

Ainda há muito trabalho a ser feito para voltarmos ao posto de equipe candidata ao título, mas o segredo continua sendo o mesmo da matéria realizada em Fevereiro desse ano: confiança e paciência.

As 2 primeiras temporadas compuseram a primeira etapa do processo de reconstrução, na qual o Celtics limpou sua folha salarial bem como angariou diversas escolhas futuras e jovens talentos.

Hoje, será dado início à segunda (e final) etapa do supracitado processo, na qual tudo que conquistamos será materializado em importantes reforços, seja via Draft, agentes livres ou trocas.

Portanto, aproveite o momento. Voltamos a ser manchete no mercado de jogadores. E, em breve, voltaremos a ser nas quadras.

Author avatar
Rômulo Portugal
Rômulo é carioca, advogado, e fã de futebol, NBA e NFL. Acompanha o Celtics desde 2003. Seu fanatismo pelo maior campeão da NBA o fez torcer para os demais times de Boston. Como bom carioca, é Vascaíno. Tem Paul Pierce como primeiro e grande ídolo na NBA.

36 comentários

  1. Gustavo Arruda

    Excelente texto, Rômulo.

    Se tudo der certo, hoje é o primeiro dia de uma nova era no Boston Celtics.

  2. Willian Stanley

    Nice. Texto fem feito como disse o celta acima. Estou parecendo criança na véspera de Natal. HAHAHA

    Enfim, confio bastante no Ainge para esse draft e também na offseason. Só espero que Smart e Young não dancem nessa brincadeira, tomara que ele consiga um time respeitoso pra gente e que dure muitos anos

  3. Willian Stanley

    *texto bem feito

  4. Danilo Jeolás

    Prefiro aguardar, apesar de concordar com a quase integralidade do texto.

    Vamos ver o que o Ainge vai executar hoje.

  5. Zuiba

    Draft terá transmissão?

  6. Adilson

    Torço por Cousin, Aldridge, Johnson, Winslow…e a competência do DA. Vou Celtics! Excelente texto!

  7. djcavuca

    Rumores falam que os Hornets querem trocar o Cody Zeller.

  8. Vitor

    Alguem me fala por favor onde posso ver o draft?

  9. drakes

    O Celtics hoje é outro clima, é um time que procura as peças para vencer e não reconstruir apenas. Só acho que a conferência leste tem tudo para ser mais forte esse ano, antes da temporada começar, precisa um jogador que eleve o nível do “quinteto titular”.

  10. Eduardo Rocha

    =/

    A mais de um ano venho analisando dia após dia prospectos, rumores de FA, descontentamentos de Boogie Cousins, falhas de gerencias adversarias, acompanho diariamente o hoopsHype, CBS Sports, Boston Globe, Boston Herald, DraftNet.
    Todo santo dia, e hoje, no dia do draft terei um compromisso e vou ter que me contentar em descobrir depois o que aconteceu, alguém lá de cima está sendo muito injusto comigo.

  11. Walisson

    É hoje! Vamos lá Aingão da massa!

  12. Bald

    Muito boa matéria! Na NBA é na noite do draft que as coisas acontecem! A sorte está lançada.

  13. Eduardo Rocha

    Rumores de que o Sullinger removeu tudo que ligava ele ao Celtics em sua conta do Twitter, e começou a seguir o Hornets em sequencia.

  14. Zezão do Caminhão

    Galerinha celta, alguém consegue me passar um lugar para assistir o Draft?

  15. Mauricio Green

    Estou ansioso e empolgado!

    Mas no fundo temos q ter calma e não querer matar o Angie se nada grande acontecer. Melhor não fazer um movimento do que fazer um movimento ruim. Tem q estar pronto p as oportunidades más se não surgir paciência. …. com os assets q temos será questão de tempo

    GOOD TIMES ARE COMING!!!

  16. Leo Grochoski

    para os boca grande de plantão, Ainge carregou o Rebuild do celtics nas costas, e com talento e maestria deixou a gigante franquia na condição que está hoje.

  17. contera

    segura a emoçao ai antes de contar vantagem. vamos ver o que vai acontecer ate a proxima temporada ate agora ele so conseguiu um enorme numero de escolhas. mas estamos todos confiantes e torcendo pra que ele consiga montar um time pra brigar ja neste ano pelo titulo

  18. Lucas Braga

    Draftamos o Terry Rouzier! Não entendi nada!

  19. Josias

    E depois dessa bosta de DRAFT o que esperar dessa offseason??

  20. Elias

    Depois desse draft só no resta esperar as trades. Porque com esses caras não vai ter rebuilding.

  21. ALEX SHIMA

    E O REBUILDING CONTINUARÁ…

  22. djcavuca

    DECEPÇÃO TOTAL. PERDI MINHA NOITE À TOA!

  23. Fabrica de Vassilo

    a gente draftou outro armador defensivo que não sabe arremessar ? sério mesmo ? a gente ta caçando outro rondo ou o que ?

  24. PHABIO PASSOS

    POIS, BELO DRAFT, TROUXE O MICKE, MAS KD O PATETA, DONALD E O GASTAO, NOS JA TEMOS PROFESSOR PARDAL, GASTAMOS 3 ESCOLHA, JOGAMOS FORA,
    QUERO SABER O QUE AINGE QUER FAZER?? MAS 1 ANO DE TANKAMENTO? OU MAIS 20 ANOS SEM TITULOS???

  25. […] assim, assegurar uma vaga no 2015 NBA Playoffs, mesmo vivendo, concomitantemente, apenas seu segundo ano no processo de […]

Postar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.