Fechar Menu
    • Início
    • Notícias
    • Opinião
    • Análise
    • Crônicas
    • Túnel do tempo
    • Craques do passado
    • Rivalidades
    Leia também

    Giannis no Celtics? O panorama completo sobre a situação do grego

    11/05/2026

    O Celtics precisa se preocupar com Derrick White?

    11/05/2026

    Quanto Boston pode gastar na offseason da NBA?

    07/05/2026
    Instagram YouTube WhatsApp X (Twitter) TikTok Facebook
    Celtics Brasil 13/05/2026 - quarta-feira
    • Time
      • Elenco
      • Comissão Técnica
      • Estatísticas
      • Folha Salarial
    • Nossa História
    • Contato
    Instagram YouTube WhatsApp TikTok X (Twitter) Facebook
    • Início
    • Notícias

      Jaylen Brown nega saída do Celtics, mas rumores aumentam pressão sobre Boston

      07/05/2026

      Celtics deve priorizar reforço no garrafão após queda nos playoffs

      06/05/2026

      Brad Stevens sinaliza mudanças no Celtics após eliminação para os 76ers

      06/05/2026

      Jaylen Brown recebe multa após desabafo contra arbitragem

      06/05/2026

      Jayson Tatum: possível retorno e a mentalidade de campeão

      24/09/2025
    • Opinião

      O Celtics precisa se preocupar com Derrick White?

      11/05/2026

      O que fazer com Kristaps Porzingis?

      29/05/2025

      Jrue no Texas? Mavs podem explorar troca com Celtics

      28/05/2025

      Os próximos passos do Boston Celtics

      14/05/2025

      Subestimado: A Jornada de Jayson Tatum pelos Playoffs

      30/04/2025
    • Análise

      O Celtics precisa se preocupar com Derrick White?

      11/05/2026

      Quanto Boston pode gastar na offseason da NBA?

      07/05/2026

      Muito Obrigado Milwaukee Bucks!

      21/04/2025

      A Versão Playoffs de Payton Pritchard

      21/04/2025

      Avaliação de Desempenho Individual da Temporada 2024-2025

      15/04/2025
    • Crônicas

      Análises Individuais da temporada 2023-24

      13/07/2024

      Devemos aposentar o número de Al Horford?

      08/07/2024

      2008 a 2024 – Um rápido panorama sobre a trajetória do Boston Celtics até o 18° título

      26/06/2024

      Como Joe Mazzulla liderou Boston ao 18º título

      20/06/2024

      O que o Celtics aprendeu com o Timberwolves?

      10/06/2024
    • Túnel do tempo

      Larry Bird: “Sempre achei que não aproveitamos ao máximo”

      10/03/2025

      1969 – Na despedida de Russell, a conquista do 11º título

      31/07/2022

      1957 – O primeiro grito de campeão

      31/07/2022

      Dança da vassoura: relembre todas as varridas do Boston Celtics nos playoffs da NBA

      23/04/2019

      Quiz – Quem são os líderes do Celtics na história?

      26/11/2017
    • Craques do passado

      Larry Bird: “Sempre achei que não aproveitamos ao máximo”

      10/03/2025

      Retrospectiva da carreira de Kevin Garnett

      24/09/2016

      Joseph Henry “Jo Jo” White

      20/07/2016

      David William Cowens

      07/09/2015

      Robert Lee Parish

      05/09/2015
    • Rivalidades

      Bill Russell x Wilt Chamberlain

      31/07/2022

      Jogos Inesquecíveis: Celtics x Lakers (Game 6-Finals 2008)

      09/02/2016

      Relembre os últimos jogos entre Celtics e Lakers

      29/12/2015

      Celtics x Pistons – Parte 3 (Final)

      08/04/2015

      Celtics x Pistons – Parte 2

      06/04/2015
    Instagram YouTube WhatsApp X (Twitter) TikTok Facebook
    Celtics Brasil
    Início»Notícias»Analisando o Draft – Abdel Nader
    Notícias

    Analisando o Draft – Abdel Nader

    Gustavo ArrudaPor Gustavo Arruda02/08/20162 Comentários5 Mins de leitura
    WhatsApp Facebook Twitter Copiar Link E-mail
    ↗
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn E-mail Copiar Link Reddit

    Sumário

    Toggle
    • Informações do atleta
    • A carreira
    • Prós
    • Contras
    • Opinião
    • Médias em 2015-2016 (em 11 jogos)

    Dono de oito escolhas no NBA Draft 2016, realizado no Barclays Center, ginásio do Brooklyn Nets, no último dia 23 de junho, o Boston Celtics encerrou a sua participação no evento com o recrutamento do ala egípcio Abdel Nader na 58ª pick, adquirida pelo Alviverde em uma troca com o Cleveland Cavaliers, que recebeu o experiente ala Keith Bogans. As expectativas da torcida celta em torno do atleta de Iowa State eram as mínimas possíveis, por se tratar de um jovem jogador selecionado no fim do Draft e ser um ilustre desconhecido, já que poucas pessoas viram o egípcio em ação e pouquíssimos sites traziam informações mais detalhadas. O que se sabia era que Nader realizou dois treinamentos em Boston, pouco antes do Draft.

    Leia mais

    Analisando o Draft – Jaylen Brown

    Analisando o Draft – Guerschon Yabusele

    Analisando o Draft – Ante Zizic

    Analisando o Draft – Demetrius Jackson Jr.

    Analisando o Draft – Ben Bentil

    Desconhecido pelos especialistas, ignorado por boa parte da torcida do Boston Celtics e fadado a defender o Maine Red Claws, afiliado celta na Liga de Desenvolvimento da NBA (D-League), Abdel Nader foi convocado pelo Alviverde para a disputa da NBA Summer League e rapidamente mudou a opinião dos críticos: mesmo com pouco tempo em quadra, o egípcio registrou boas atuações e deixou claro que vai brigar para fazer parte da reconstrução verde e branca. O Celtics Brasil, em sua última matéria sobre os atletas recrutados pelo Celtics no NBA Draft 2016, fala agora sobre Nader, que completará 23 anos em 2016.

    Informações do atleta

    Posição Ala (SF)
    Experiência 22 Anos | Junior (4º ano universitário)
    Altura 1,98 metros (6’6”)
    Envergadura 2,15 metros (7’1”)
    Peso 104 quilos (230 lbs)

    A carreira

    Nascido no dia 25 de setembro de 1993, na cidade egípcia de Alexandria, Abdel Nader tinha apenas três anos quando se mudou com a família para os Estados Unidos. Morador de Skoke, no estado de Illinois, Nader apresentou um bom desempenho já no High School: pela equipe de Niles North, o egípcio foi eleito um dos melhores atletas do estado, de acordo com o Chicago Tribune, com médias de 23,8 pontos, 8,6 rebotes e 2,8 assistências por jogo.

    No basquete universitário, Abdel Nader passou dois anos no Northern Illinois, onde foi titular em 47 dos 50 jogos em que foi relacionado e registrou média de 11,8 pontos por confronto. Em sua primeira temporada, Nader apareceu na seleção dos melhores calouros da Mid-American Conference (MAC). O bom desempenho do egípcio chamou a atenção de Iowa State, que conseguiu convencer o atleta a mudar de universidade.

    O começo de Abdel Nader em Iowa State, entretanto, não foi dos melhores: além de ficar um ano sem jogar, por causa das regras de transferência da NCAA, o ala não teve muito tempo em quadra na sua primeira temporada e registrou médias tímidas: 5,8 pontos, 2,9 rebotes e 16,4 minutos em 32 jogos.

    Na temporada 2015/2016 da NCAA, a sua última em Iowa State, Abdel Nader disputou apenas 11 partidas, mas se firmou como titular e fez um grande papel. Auxiliado pelo ala-pivô Georges Niang, que foi selecionado pelo Indiana Pacers na 50ª escolha do NBA Draft 2016, Nader levou a sua universidade até a semifinal da Midwest Regional, onde foi eliminado pela equipe de Virginia.

    Prós

    Dono de uma envergadura impressionante, Abdel Nader tem um jogo ofensivo muito interessante. Além de arremessar bem de longa distância, o egípcio infiltra com muita facilidade e não tem medo do contato. Na Summer League, mesmo com pouco tempo de quadra, Nader conseguiu boas médias: 9,1 pontos e 3,0 rebotes em 15 minutos.

    Apesar de não ser um atleta muito forte, Nader não compromete na defesa: com sua boa envergadura, o ala oriundo de Iowa State se posiciona bem, tem mãos ativas, pega muitos rebotes e sempre dificulta o avanço dos adversários. O egípcio também foi muito elogiado por ser um atleta trabalhador, que não sente a pressão do jogo.

    Contras

    Na Summer League, Abdel Nader chamou a atenção pelo excelente aproveitamento na quadra de ataque, mas pecou muito pelo individualismo. Foram poucas as jogadas em que Nader, ao invés de tentar resolver tudo sozinho, procurou os companheiros e passou a bola. Em 93 jogos no basquete universitário, o egípcio registrou a assustadora média de 0,9 assistência por confronto. Esse comportamento precisa ser trabalhado com urgência.

    Elogiado pelo seu comportamento na Summer League, Nader registrou alguns problemas de indisciplina no basquete universitário. Em Iowa State, o ala teve dificuldades para se manter no peso certo e foi preso por conduzir um veículo em estado de embriaguez, o que lhe rendeu uma suspensão de três jogos. O Boston Celtics precisa observar essa situação de perto, para que esses atos não se repitam.

    Opinião

    Abdel Nader é um jogador melhor do que se esperava, com uma habilidade muito boa na quadra de ataque, mas tem sérias deficiências em seu jogo e já tem 23 anos, ou seja, dificilmente irá evoluir o suficiente para construir uma carreira sólida na NBA. Nesta temporada, o egípcio deve atuar pelo Maine Red Claws, onde terá bons minutos em quadra e a oportunidade de mostrar ao Boston Celtics que está pronto para desafios maiores, mas o futuro de Nader com a camisa verde e branca é incerto.

    Médias em 2015-2016 (em 11 jogos)

    Minutos Pts Reb Ast Stl Blk FG 3Pts FT
    28,5 min 12,4 5,4 1,4 1,5 0,6 49% 29,7% 79,3%

    Compartilhe WhatsApp Facebook Twitter Copiar Link E-mail
    Artigo AnteriorAnalisando o Draft – Ante Zizic
    Próximo Artigo Jaylen Brown segue evoluindo seu jogo
    Gustavo Arruda

    Gustavo, 28 anos, é maranhense de São Luís, jornalista formado pela UFMA e repórter do Imirante.com. Fanático por esportes, principalmente futebol e basquete, é torcedor celta desde 2003, quando ouviu pela primeira vez o TD Garden lotado entoando "Let's go, Celtics!", e escreve no Celtics Brasil desde julho de 2011, com mais de 1.700 textos publicados. Nas horas vagas, é goleiro, armador, tio do João Gabriel e da Alice, e também dá seus pitacos sobre o maior campeão da NBA no Twitter: @gustavoarruda01.

    Mais textos pra você

    Jaylen Brown nega saída do Celtics, mas rumores aumentam pressão sobre Boston

    07/05/20265 Mins de leitura

    Celtics deve priorizar reforço no garrafão após queda nos playoffs

    06/05/20264 Mins de leitura

    Brad Stevens sinaliza mudanças no Celtics após eliminação para os 76ers

    06/05/20264 Mins de leitura
    Ver 2 Comentários

    2 Comentários

    1. Sander em 03/08/2016 12:14

      Se ele apenas se esforçar, vai ficar na frente do Young.
      O Young tem 20 anos, mas parece que seu jogo não vai mais evoluir ( uma pena, pois muitos de nós ficamos felizes quando foi draftado), parece um cara em final de carreira, já cansado e sem motivação. O cara vai para a sua terceira temporada e na Summer League vimos que não evoluiu em nada o seu jogo.
      Por isso digo: Se o Nader apenas se esforçar passa o Young. Uma pena!

    2. drakes em 05/08/2016 10:04

      O problema do draft e seus potenciais é sempre isso, muitas vezes tem-se o azar do jogador se machucar ou não se esforçar, isso leva não ao clube que pegou uma pick ver ela derreter em termos do que poderia ser.

      Falando em potencial, saiu o primeiro big board do Chad, destaques:

      1 – Josh Jackson 6-foot-8 Kansas Freshman Forward

      2 – Harry Giles 6-foot-11 Duke Freshman Forward

      3 – Markelle Fultz 6-foot-5 Washington Freshman Guard

      4- Dennis Smith 6-foot-2 NC State Freshman Guard

      5 Frank Ntilikina 6-foot-5 France Age: 18 Guard

      6 – Lonzo Ball 6-foot-5 UCLA Freshman Guard

      7 – Jayson Tatum 6-foot-8 Duke Freshman Forward
      His lack of a 3-point shot (most of his work is done in the midrange game), lack of great defensive effort and lack of court vision all are working against him, though. Modern wings that don’t pass or shoot 3s aren’t particularly the rage right now, so I’m a little skeptical.

      8 – Jonathan Isaac 6-foot-11 FSU Freshman Forward

      9 – De’Aaron Fox 6-foot-4 Kentucky Freshman Guard

      10 – Ivan Rabb 6-foot-10 Cal Sophomore Forward

      Outros destaques:

      11 – Jarrett Allen C

      12 – Edrice Adebayo 6-foot-9 Kentucky Freshman Forward

      13 – Marques Bolden 6-foot-11 Duke Freshman Center

      17 – Lauri Markkanen 6-foot-11 Arizona Freshman Forward

      18 – Omer Yurtseven 7-foot NC State Freshman Center

      23- Miles Bridges 6-foot-8 Michigan State Freshman Forward

      24 – Thomas Bryant 6-foot-11 Indiana Sophomore Center

      30 – Malik Pope 6-foot-10 SDSU Junior Forward

      Normalmente o top 10 muda muito até o próximo ano, mas me parece um draft profundo de novo, mas recheado de potenciais estrelas na ponta pelo discurso dos analistas.
      Celtics tem o swap com o nets, e 3 picks de segund round.

      Os favoritos para piores campanhas são: Sixers, Nets, Lakers e Suns.

    Mais Lidos do Mês

    Celtics deve priorizar reforço no garrafão após queda nos playoffs

    06/05/2026

    Jaylen Brown nega saída do Celtics, mas rumores aumentam pressão sobre Boston

    07/05/2026

    Ubuntu: a filosofia por trás do sucesso do Boston Celtics em 2008

    07/10/2023
    Mais Recentes

    O Draft do Boston Celtics em 2025

    26/06/20255 Mins de leitura351 Visualizações

    Aconteceu nos dias 25 e 26 de junho o Draft da NBA para a temporada…

    O Boston Celtics está com problemas financeiros?

    30/05/2025

    Jayson Tatum passa por cirurgia

    13/05/2025
    SIGA O CELTICS BRASIL
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    Favoritos dos Leitores

    Glossário do Basquetebol – Parte 2

    15/12/20103 Mins de leitura

    Confira na coluna “Aprende Sem Berro” de hoje a segunda parte do glossário do basquete.

    Seja como a água

    02/11/20157 Mins de leitura

    Be like water (Seja como a água em português) é uma famosa frase e filosofia…

    Notícias sobre Tony Allen

    10/01/20101 Min de leitura

      Após se sair bem substituindo o astro Paul Pierce – afastado por 5 jogos…

    História

    Larry Bird: “Sempre achei que não aproveitamos ao máximo”

    10/03/20253 Mins de leitura

    Lenda celta diz que o Celtics dos anos 80 não atingiu seu pleno potencial, apesar…

    Bill Russell x Wilt Chamberlain

    31/07/2022

    1969 – Na despedida de Russell, a conquista do 11º título

    31/07/2022

    1957 – O primeiro grito de campeão

    31/07/2022
    Acompanhe o PodCeltics
    Notícias

    Jaylen Brown nega saída do Celtics, mas rumores aumentam pressão sobre Boston

    07/05/2026

    Celtics deve priorizar reforço no garrafão após queda nos playoffs

    06/05/2026

    Brad Stevens sinaliza mudanças no Celtics após eliminação para os 76ers

    06/05/2026
    Análises

    O Celtics precisa se preocupar com Derrick White?

    11/05/2026

    Quanto Boston pode gastar na offseason da NBA?

    07/05/2026

    Avaliação de Desempenho Individual da Temporada 2024-2025

    15/04/2025

    Mais de uma década de conteúdos, informações, resenhas e muita torcida pelo Boston Celtics.

    Quer fazer parte da nossa comunidade? Nos siga nas redes sociais e entre no nosso grupo do Whatsapp!

    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp TikTok

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.