Final feliz: após longa negociação, Boston Celtics renova contrato com Marcus Smart

smart

Depois de muita indefinição e momentos de tensão, a novela sobre a permanência do combo guard Marcus Smart no Boston Celtics foi encerrada na tarde desta quinta-feira (19). Através de seu site oficial e redes sociais, o time verde e branco de Massachusetts anunciou a renovação de contrato com o atleta de 24 anos, mas sem revelar os termos do acordo, política comum na franquia. Apesar do mistério por parte do Celtics, o jornalista Shams Charania, do Yahoo Sports, já deu mais detalhes sobre o novo contrato de Smart, que receberá US$ 52 milhões nas próximas quatro temporadas da NBA.

Leia também:

Brad Stevens projeta evolução de jovens celtas e comenta “novela” sobre Marcus Smart

Imprensa de Boston aponta insatisfação de Marcus Smart com renovação “travada” pelo Celtics

Marcus Smart e suas Jogadas Vencedoras

“Manter Marcus em um uniforme do Celtics era a nossa maior prioridade, e estamos empolgados por ter conseguido isso. Sua intensidade é incomparável, assim como a resistência que ele traz para a equipe ao longo de toda a temporada”, disse o general manager do Boston Celtics, Danny Ainge. Marcus Smart, por sua vez, não escondeu a felicidade com a renovação de contrato. “Aqui (em Boston) é onde quero estar. Estou pronto para voltar a colocar uma camisa verde e começar a trabalhar. Estou determinado a ajudar meus companheiros de equipe a trazer outro campeonato para os melhores fãs do mundo”, afirmou o camisa 36.

Selecionado pelo Boston Celtics na sexta escolha geral do 2014 NBA Draft, após duas temporadas defendendo o Oklahoma State Cowboys no basquete universitário dos Estados Unidos (NCAA), Marcus Smart disputou as últimas quatro temporadas da NBA pela franquia verde e branca e se tornou um xodó da torcida celta, principalmente por sua raça e disposição na quadra de defesa. Em 261 jogos de temporada regular por Boston, 83 como titular, Smart registrou médias de 9,4 pontos, 3,9 assistências, 3,7 rebotes e 1,5 roubadas de bola em 28,7 minutos.

Em 2017/2018, sua última temporada no contrato de calouro, Marcus Smart alternou entre bons e maus momentos com a camisa do Boston Celtics. Em 54 partidas, 11 como titular, o combo guard se firmou como sexto homem celta e um dos pilares defensivos da equipe, com médias de 10,2 pontos, 4,8 assistências e 3,5 rebotes em 29,9 minutos. Por outro lado, Smart teve problemas com lesões: além de cortar a mão direita em um hotel de Los Angeles, desfalcando o Celtics por um mês, o camisa 36 perdeu o início dos playoffs por causa de uma lesão nos ligamentos do polegar direito. Com problemas na renovação do contrato, Smart esteve perto de ser trocado por Boston, mas permaneceu no elenco após a Trade Deadline.

Com a renovação de contrato de Marcus Smart, o elenco do Boston Celtics já está no limite de 15 atletas para a disputa da temporada 2018/2019 da NBA, mas o grupo ainda pode ser alterado por trocas ou dispensas. O time verde e branco de Massachusetts também conta com o armador Walter Lemon Jr e o ala-armador Jabari Bird em contratos de mão dupla, ou seja, com apenas 45 dias a serviço do Celtics e mais tempo em ação no Maine Red Claws, afiliado celta na Liga de Desenvolvimento da NBA (G-League).

Confira o elenco provisório do Boston Celtics para a temporada 2018/2019 da NBA:

Armadores: Kyrie Irving, Terry Rozier e Brad Wanamaker

Alas-armadores: Jaylen Brown e Marcus Smart

Alas: Gordon Hayward, Abdel Nader, Semi Ojeleye e Jayson Tatum

Alas-pivôs: Marcus Morris, Daniel Theis e Guerschon Yabusele

Pivôs: Aron Baynes, Al Horford e Robert Williams

Contratos de mão dupla: Walter Lemon Jr e Jabari Bird

Publicidade

Gustavo Arruda
Gustavo Arruda
Gustavo, 26 anos, é maranhense de São Luís, estudante de Jornalismo e repórter esportivo do Imirante.com. Fanático por esportes, principalmente futebol e basquete, é torcedor celta desde 2003, quando ouviu pela primeira vez o TD Garden lotado entoando "Let's go, Celtics!", e escreve no Celtics Brasil desde julho de 2011. Nas horas vagas, é goleiro, armador, consumidor de danone, tio do João Gabriel e dá seus pitacos sobre o maior campeão da NBA no Twitter: @gustavoarruda01.

29 Comentários

  1. Publicidade

  2. Roger Felipe disse:

    Coitado dos aros do TD Garden, mais quatro anos levando tijolada kkkkkk
    Brincadeiras à parte, contrato justo! Ele é o tipo de jogador que todo time precisa, da a vida se for preciso.
    Go Celtics

    32

    0
  3. Smart é a cara de Boston.
    Esse aí vai aposentar lá, quer querem , quer não!

    Bóra chutar as bundas gordas de Curry e Harden, Smart !

    33

    2
  4. Bruno Ferronato disse:

    Gostei muito que permaneceu. Já vimos sua defesa mudar partidas, todo time deveria ser grato por ter um jogador como ele. Quanto aos valores, saiu mais caro que o esperado. Mas por outro lado, os executivos do time já deram diversas declarações que não pouparão esforços para manter a equipe competitiva, e também tinha a questão de que de nada adiantaria manter o jogador se era pra ele estar descontente né.
    No fim acredito ter sido bom pra ambos os lados, e analisando esse roster provisório dá pra nos permitirmos sonhar. Elenco muito completo.

    21

    0
  5. Fernando Henrique disse:

    Isso mantem nosso time com uma das melhores defesas da liga e o banco qualificado

    Por enquanto nosso elenco está extremamente qualificado. Acredito que esse time vai se sair muito bem contra Rockets e Lakers principalmente, mas é bom esperar pra ver como exatamente esse último vai jogar

    13

    0
  6. Eu li uma matéria da CBS que me fez pensar.
    Nela dizia que o Boston é o segundo melhor time da liga. É que ano passado já estava entre os 4 melhores jogando com RESERVAS. A última temporada serviu pra mostrar que temos o melhor banco da NBA!
    É que com o time titular não sabemos o teto que esse time pode ter!
    Eu acredito em uma final de NBA contra o Warriors bem apertada.
    Tatum vai ser All Star essa temporada
    Hayward temos que ter paciência no começo, mais depois vai deslanchar.
    Kyrie com o problema do joelho resolvido vai ter que mostrar que não era um mero Robin do Batman Papai LeBron.
    Brown tem tudo pra começar a ser um jogador a brigar por All Star e 1°time de defesa da liga.
    Smart vai estar feliz com o contrato novo! Tomara que o Ainge tenha convencido ele a botar a cabeça no lugar.
    Rozier vai vir mais confiante que nunca!
    Estou esperançoso pra essa temporada!

    23

    0
    • marco_rio5 disse:

      Acho que tudo vai depender de como será o comportamento De Kyrie e Hayward em quadra depois de suas lesões. Precisamos manter a mesma pegada defensiva e esses cara precisam estar bem fisicamente para isso. Técnicamente agregam muito. Acredito no crescimento ainda maior de nossos novatos, Tatum e Brown. Achei meio valorizado o novo contrato do Smart, jogador muito importante no esquema defensivo do time, mas que tem problemas de arremesso fora do perímetro. Mas como dinheiro não é nosso problema, então que se pague. Nosso maior desafio no momento é buscar uma solução para nosso garrafão defensivo. Williams seria esse encaixe, mas pelo jeito veio lesionado, e não tem previsão de estar na temporada. Horford é um cara que tem problemas com o jogo físico e rebotes naquela posição. Baynes é um bom reboteiro, cara pesado, mas não tem a transição rápida e nem a inteligência do Horford. Esse garrafão é nosso ponto mais preocupante. Acho muito provável o Celtics ganhando o Leste. Fazer uma fiscal contra o GSW acho complicado. A não ser se conseguirmos conseguir buscar “o cara” do garrafão. Nosso maior reboteiro apesar de tudo é o Horford com 07 rebotes de média. GSW tem um time com muitos caras excelentes em rebotes, Cousins e Green vão dominar por ali. Dando mais oportunidades para os Shooters deles de fora do perímetro.

      9

      0
  7. samucarj disse:

    Concordo Marcos,

    Com o time completo venceríamos o Cavs com tranquilidade, acredito muito no time e vejo ótimos nome e jogadores confiáveis em todas as posições. Ainda precisamos de um pivô, mas confio que Robert W. vai ser esse cara temos que ter tranquilidade e parar de condenar a sua escolha.

    Temos excelente profissionais que com certeza sabiam da sua real situação, logo, se ele foi escolhido é porque pode nos ajudar de imediato. Eles sabem quem está realmente bichado vide Markelle Fultz.

    11

    0
    • marco_rio5 disse:

      Acho que nossa meta na temporada não é vencer apenas o Leste. Vencer o Leste é obrigação, pela qualidade do Elenco dos Celtics. Nossa meta é enfrentar de igual pra igual o GSW , brigando pelo título. Esse tem que ser o planejamento. Quanto aos Cavs e Lebron, pouco me importo com eles. Quanto ao Robert Williams não cabe a ninguém avaliar ainda o cara técnicamente falando. Lesionado, ele não pode nos ajudar de imediato. Claro que temos uma série de jogadores que foram draftados Lesionados e depois corresponderam. Embiid , e Simmons são um Exemplo. Mas tudo depende da estratégia da Franquia. Diante das dificuldades que encontramos de garrafão, que o Celtics planejava draftar um cara para ajudar de imediato. A Razão desse cara já ter vindo lesionado eu não sei. E não tem esse papo de fatalidade. Williams já tinha esse problema crônico de joelho antes do Draft. Agora nos resta apenas torcer pela recuperação, imaginando a possibilidade e capacidade do Stevens resolver nosso problema de garrafão.

      4

      1
  8. Celso Cachali Jr disse:

    E foi renovado por dois milhões a mais do que eu renovaria, mas está bom… Mereceu contrato. Espero que continue honrando o manto e não relaxe por já ter conseguido o contrato esperado

    4

    0
  9. silvio freitas disse:

    Smart é a alma do Celtics na defesa . Bom contrato . Justo .
    Agora temos chances de ir a uma final Leste . Do outro lado , sem um pivô de qualidade , vamos ser varridos por qualquer um daqueles times
    de lá . Ou se reforça ou vai ver Warrions ganhar mais 5 anos seguidos . Quem viver , verá . Uma pena .
    Silvio Freitas

    0

    23
  10. phabio passos disse:

    Pois, para mim a melhor noticia foi, ver o treino de GORDON, que bom este se movimentando , chutando e fazendo movimento,esse mes de agosto sera esse treinamento e em setembro quando time volta ao treinos vai bom os coletivos para ele melhorar mais.
    Portanto, essa para mim melhor noticia que tivemos e nao renovaçao de SMART de 13 mil por ano, para um cara sabe fazer armaçao de jogo e nao sabe chuta e so faz jogadas errada, para mim 8mil ou 10mil tava otimo.
    E dispensamos o nader, so falta o yube sera conseguimos fazer negocio com esse porcaria francesa, esse cara devia ido no pacote da troca com irving e nao colacar o zizic, e sentimos a falta desse tipo de jogador no playoofs….

    7

    6
    • Renato disse:

      Está cedo para abrir mão do Yabuselle, assisti a summer league e ele evoluiu seu jogo, está melhor no pick roll e no arremesso de média e longa distância. Não é um dos meus jogadores favoritos, mas seria muito ruim dispensar ele e ver seu jogo fluir em um rival. No caso do Smart o justo pra ele seria de 10 a 12 milhões, mas pela identificação e pelo fato de ser o nosso melhor defensor para caras como Curry e Garden acho que Ainge fez o certo, agora temos uma ótima moeda de troca se pintar uma trade por 1 All star, jogadores sob contrato e com interesse no mercado são importantes. Imagina o Butler que deseja jogar com o Irving, e não renovou com o Wolves, uma oferta de Smart + Morris + escolha Kings pode fazer o negócio.

      2

      1
  11. MARCHALL ELETRIZANTE disse:

    Hayward – Brown – Irving – Tatum e Horford

    Esse é o quinteto de vocês?

    Eu só fico com o pé atrás com o Brown. Talvez seria melhor colocar Smart ou Morris barriga de pônei.

    O que acham?

    0

    0
  12. Salomão disse:

    Só de ver o Hayward andando fico feliz

    1

    0
  13. Renato disse:

    Uma satisfação a permanência do Smart no Celtics, ele é a alma e o coração dessa equipe, apesar de suas limitações ofensivas, sua defesa pode ser o diferencial entre ganhar ou perder um título da NBA.
    Outra coisa importante é o fato de ter fechado praticamente pelo valor oferecido pelo Celtics durante a temporada regular, ou seja, isso mostra como o Ainge conhece o valor de mercado dos jogadores.
    E por último nos precisávamos de um contrato de tração para futuros negócios, antes do Smart ou tínhamos contratos acima de 20 milhões dos 3 All Star ou abaixo de 10 milhões dos calouros ou roler players, agora temos um contrato entre 10 a 20 milhões que nos facilita a negociar por 1 All Star se aparecer a oportunidade certa (Ex. BUTLER, já manifestou vontade de jogar com o Irving e não renovou com o Wolves)
    Oi presente e o futuro são nossos.

    8

    -1
  14. phabio passos disse:

    Celtics Marcus Morris and Terry Rozier for Kings Skal Labissiere, Justin Jackson
    and 2020 Kings own 2nd roundd draft pick.

    O que acham dessa troca entre cetics e kings, sera boa pra nos,, mas a gente pode colocar no lugar rozier, o yube e bird, ate que achei interessante essa troca….

    0

    27
    • Jean brazuna disse:

      Apaga que tá feio

      5

      0
    • Rafael P. disse:

      Isso é piada, né?

      2

      0
    • Marcos disse:

      1-Todo mundo tem direito de falar o que quiser.

      2-Não gosto do Skal, mas gosto do Cauley-Stein. Se o Williams não funcionar, seria um cara que eu gostaria de tentar.

      3-O Morris deve ser trocado por causa do Cap. Como tem o lance de aumentar a tax se você passar mais de uma temporada sobre o Cap, acho que a direção celta deve dumpar um pouco de salário para poder manter Irving, Brown e Tatum.

      Ignorando o cap, gostaria de manter l time exatamente como está.

      Abs verdes,

      9

      1
      • PHABIO PASSOS disse:

        obrigado marcos,por analisa bem a questao e sugestao que postei…
        Aqui tem uns querer serem o dono verdade so serve a opiniao deles e so eles serve….AQUI ESTA IGUAL DITATURA DE CUBA…

        2

        19
        • Rafael disse:

          Cara, quando você expõe uma ideia e um ponto de vista, está sujeito a críticas e a ponderações.

          Isso é debater. Debate faz parte da Democracia. Ao que parece, você não gosta quando alguém discorda do seu ponto de vista. Quem será o ditatorial?

          7

          0
        • Rafael disse:

          Até onde sei, o site jamais impediu que vc colocasse seus pontos de vista. No entanto, vc tem uns pontos de vista, no mínimo, controversos. Então, é normal que as pessoas discordem de vc. Isso não é ditadura. Ditadura é querer impedir que as pessoas possam criticar ou não concordar com seus posicionamentos.

          9

          0
        • Renato disse:

          Vc tem todo direito de se expressar, assim como os outros de discordar.
          Com todo respeito, sua proposta foi horrorosa por vários fatores:

          1) Não bate salário, para qualquer trade funcionar a soma dos salários dos envolvidos tem que ter no máximo uma diferença de 25%. Ex: Smart + Rozier 18 milhões, Labissiere + Jackson 5 milhões não bate, teria que ser pelo menos uns 15 Milhões sacou.

          2) Smart e Rozier tem muito mais mercado e são jogadores de NBA prontos, os 2 do Kings ainda são apenas apostas e que sinceramente não vejo grande futuro, talvez Labissiere.

          3) Smart e o único jogador do elenco com contrato entre 10 a 20 milhões, ou seja, pode ser a alavancagem necessária em uma trade para 1 All Star, justamente para bater salário.

          4) Ainge não trocaria o Rozier por algo de valor questionável, Rozier foi uma aposta pessoal dele e vingou, acredito que ele só trocaria o Rozier se este receber uma proposta absurda de outra equipe quando for FA, ou no caso de subir no próximo draft para pegar uma escolha Top 3.

          Enfim não fique chateado com as negativas que recebeu, todos gostamos de sua participação, mas faz parte do debate esportivo opiniões diferentes.

          8

          0
      • Sander disse:

        O Cauley-Stein é novo e um bom protetor de aro. Com o time completo, nao vejo tanta necessidade de ter o Morris no time, visto que ele gosta de ter a bola nas mãos e força muitos arremessos ( me irrita profundamente ).

        5

        0
    • Phabio eu nao conheco esse Labissiere, mais concordo com o Marcos sobre o Cauley – Stein.
      Mais acho que nossa pick dos Kings vale muito mais que isso.
      Vc nan concorda que poderiamos conseguir algo melhor com essa pick?

      2

      0
  15. Raphael Baião disse:

    Boa essa trade do Nader hein

    0

    0
  16. Christian Zambrini disse:

    Duvido que Irving fique no elenco pra próxima temporada (não essa que vai começar ainda, a próxima), provavelmente vai ou sair normal ou talvez renovar pra participar de uma troca com mais alguns jogadores juntos tipo horford ou smart, Morris não sei, para buscar o Davis, e acredito tbm em draftar mais um pro garrafão um PF, se utilizar Horford tbm na troca (com a boa escolha tem uns PF legais) e jogar o Davis pra C.
    O foda é imaginar Rozier como titular, mas Acho esse cenário muito provável, porém não descarto draftar um PG/SG da vida e jogar com um time mais baixo com Tatum na 4.

    Canário 1: Rozier – Brown – Hayward – draft – Davis, com Tatum de 6° Homem entrando tanto na posição do Brown, Hayward e a (4) como uma espécie de “coringa” (já que ele atua em todas)

    Cenário 2: draft – Brown – Hayward – Tatum – Davis, Rozier entrando bastante na posição (1) e (2).

    Obs: o cenário que vejo é Boston pegando no mínimo um top 5 no draft (podendo melhorar caso ofereça algum reserva pra subir de posição), por isso boto fé no possível novato, provavelmente no nível de um Tatum/Brown que foram boas escolhas se não me engano ambas top 3.

    1

    2
  17. Carlos Eduardo Oliveira disse:

    Pessoal, antes de mais nada precisamos ver esse nosso time jogar!!!! Esse time de 18/19 ainda não jogou junto. Depois que os primeiros 30 jogos acontecerem, caso tenhamos(eu acho que é cedo ainda para conjecturar) alguma necessidade por contusão(espero que não) ou deficiência para os offs com certeza temos GM e material humano para trocas… Estou muito ansioso para ver esse time jogar…

    2

    0

Deixe um comentário